domingo, 31 de dezembro de 2017

"Dr. Marcinho" ganha projeção política em Almino Afonso/RN

O nome do médico começa a ser especulado no meio político local como eventual candidato para as eleições de 2020.

As especulações em torno de novos nomes no cenário político para 2020 estão a todo vapor no interior do Rio Grande do Norte. Na cidade de Almino Afonso, o nome de Márcio Francisco de Souza Paiva (foto), "Dr. Marcinho", começa a ganhar força nas rodas de conversas sobre política local. Natural de Almino Afonso e médico com especialização em ultrassonografia, ele vinha se dividindo entre os estudos e as visitas ao município de Almino Afonso para o contato com o povo e também se dedicar à agricultura, no entanto, recentemente ele decidiu fixar residência em sua terra natal, onde, desde então, tem atuado como médico voluntário sem cobrar de seus conterrâneos pelas consultas realizadas.

A atuação de Dr. Marcinho tem gerado não apenas especulações dentro do grupo oposicionista, mas também tem deixado o grupo político da situação, liderado pelos ex-prefeitos Abel Filho e Bernardo Amorim (os Abéis), em situação de alerta. Além de ter a simpatia de grande parte da população do município, Dr. Marcinho tem acesso livre em todos os segmentos e pode atrair aliados para a formação de uma nova força na cidade.

Apesar da distância para a sucessão municipal, já existe quem acredite na possibilidade do nome de Dr. Marcinho para encabeçar a chapa para prefeito em 2020. A oposição simpatiza com a ideia e vai mais além, com a possibilidade de o jovem acadêmico de medicina Jerônimo Fernandes Carlos, que é filho do ex-prefeito já falecido, José Fernandes Carlos, surgir como vice.

Dr. Marcinho, que é primo de Júnior de Mourão PMDB (vereador mais bem votado no último pleito eleitoral), pode ter ele como aliado forte em um eventual projeto político para 2020.

Matéria publicada no Jornal de Fato de Mossoró/RN na data de hoje (31/12/2017) - edição impressa.

Ano Seminovo!

sábado, 30 de dezembro de 2017

FELIZ 2018

Resultado de imagem para imagens de almino afonso rn

Resultado de imagem para imagens de almino afonso rn

Resultado de imagem para imagens de almino afonso rn

Almino Afonso/RN

Sem Indulto!

2018 de Muitas Chuvas

Resultado de imagem para açude lauro maia em almino afonso rn
Açude Público Lauro Maia em Almino Afonso/RN

O pesquisador em Climatologia da cidade de Santa Cruz, Sertão da Paraíba, Ricardo César Alves de Andrade, disse esta semana que os seis anos com invernos irregulares e chuvas abaixo da média no semiárido nordestino chegará ao fim. Ele prevê chuvas fortes já no mês de janeiro de 2018.
Segundo as previsões do estudioso, depois de uma longa e dramática sequência de anos com precipitações escassas e irregulares, finalmente vai chover o suficiente para pôr fim à crise hídrica que assola o semiárido do Nordeste há seis anos.
A expectativa é que as chuvas cheguem fortes e abrangentes em todos os estados do Nordeste já no mês de janeiro em decorrência da atuação de sistemas meteorológicos de grande escala com o Vórtice Ciclone e a Zona de Convergência Intertropical.

Blog da Folha Patuense  

Aviso Prévio!

Na largada, sucessão é um museu de novidades

Resultado de imagem para paginas de trás pra frente

2018 começa na segunda-feira, 1º de janeiro. Abre-se a temporada eleitoral. As opções presidenciais conspiram contra a ideia de Ano Novo. A oligarquia política oferece ao eleitorado algo que Cazuza chamaria de um museu de grandes novidades. Considerando-se as vísceras expostas pela Lava Jato, a piscina dos partidos políticos está cheia de ratos. Levando-se em conta o lero-lero dos candidatos, suas ideias não correspondem aos fatos. E o tempo não pára.

O favorito nas pesquisas pode ir para a cadeia. O segundo colocado surfa uma onda conservadora de coloração verde-oliva que tem tudo para morrer na praia. Os outros pretendentes se acotovelam na franja inferior das sondagens eleitorais. Por ora, o protagonista da disputa é o ponto de interrogação. Não surgiu um nome capaz de empolgar quem foi às ruas ou bateu panelas na janela.

O ano supostamente novo começa sob os escombros do velho. Tudo parece seguir a lógica de um conhecido preceito bíblico. Está anotado no livro de Eclesiastes, capítulo 1, versículo 9: “O que foi tornará a ser; o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do Sol.” A conjuntura é um convite ao surgimento de novidades. A boa notícia é que o eleitor tem o poder de virar a página. A má notícia é que, se não tomar cuidado, pode virar a página para trás.

Josias de Souza

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Virada!

Charge 27/12/2017

Os "Abéis" e suas trajetórias políticas

Monumento em homenagem a Abel Belarmino de Amorim - "Abel Velho"

Tudo começou quando o Senhor Abel Belarmino de Amorim, também conhecido como "Abel Velho", elegeu, na eleição de 07 de outubro de 1962, sua esposa Geralcina Carlos de Castro (Gelça), vereadora pelo Município de Almino Afonso/RN. Na época os atuais Municípios de Rafael Godeiro/RN e Olho D'água do Borges/RN eram Distritos de Almino Afonso/RN. Depois vieram as vitórias de Abel Velho para prefeito e vice-prefeito, Gelça - prefeita -, Abel Filho - prefeito -, Ribana (nora) - prefeita -, Bernardo (filho) - duas vezes prefeito -, Lawrence (neto) também duas vezes prefeito e agora Waldênio (filho) - prefeito. 
Abel Filho também foi três vezes prefeito do vizinho Município de Rafael Godeiro/RN, onde, atualmente, Ludmila Amorim, que é neta de Abel Velho, está exercendo o seu segundo mandato de prefeita.

Resultado de imagem para imagens dos abéis em almino afonso rn
Ludmila, Gelça, Abel Filho, Bernardo, Lawrence e Waldênio

Nessa trajetória também foram várias as derrotas desse grupo político, inclusive no que diz respeito a administração pública. 

No campo político, os "Abéis" além de perderem duas eleições para prefeito no Município Riacho da Cruz/RN, à época o candidato era Enock, que é filho de Abel Velho, também, seu filho, "Nilson de Abel", perdeu uma eleição para vereador em Natal/RN e duas para prefeito em Rafael Godeiro/RN e sua esposa, Fátima, ao disputar o cargo de prefeita pelo Município de Almino Afonso/RN também não conseguiu se eleger. Abel Neto, que é filho de Abel Filho, também amargou uma derrota no Município de Olho D'água do Borges/RN ao disputar uma eleição como vice-prefeito. Decepcionado com a derrota na última eleição (2016) para vereadora pelo Município de Almino Afonso/RN de sua esposa Drª Kaline (148 votos), o ex-prefeito Bernardo Amorim transferiu seu título de eleitor para o Município de Mossoró/RN.

Geralcina Carlos de Castro (Gelça) teve, juntamente com outros vereadores, seu mandato cassado. Informações dão conta de que isso se deu por perseguição política. Abel Filho também em seu último mandato foi cassado, porém, a justiça mandou reempossá-lo. Hoje, além de Abel Filho e Bernardo Amorim serem inelegíveis a ex-esposa de Bernardo, Ribana, também se encontra na mesma situação. De acordo com a justiça, os principais motivos para tal situação foram os atos de improbidade administrativa cometidos pelos mesmos.

domingo, 24 de dezembro de 2017

Feliz Natal!

A imagem pode conter: noite, céu e atividades ao ar livre
Almino Afonso/RN

Prisão por furto qualificado em estabelecimento comercial, ontem à noite em Almino Afonso/RN

 Resultado de imagem para sargento klevson p silva

Por volta das 21:30 horas de ontem 23 de dezembro de 2017, quando este signatário juntamente com policiais lotados no pelotão de polícia de Almino Afonso/RN, realizávamos policiamento ostensivo (rondas), fomos informados por algumas pessoas de que possivelmente estaria ocorrendo um arrombamento no comércio de "Bezim de loura" no bairro IPE (Maroca Carlos) nesta cidade, pois estas pessoas ao passarem em frente ao local avistaram dois botijões de gás de cozinha abandonados em um terreno baldio que faz divisa com o muro que dá acesso ao referido ponto comercial.

De imediato nos deslocamos ao local e ali chegando constatamos que houvera sim um arrombamento pois encontramos uma escada no terreno baldio e esta escada parecia ter sido utilizada para alguém adentrar ao dito estabelecimento comercial e constatamos que um portão que dá acesso ao já mencionado comércio estava aberto e sem cadeados.

Os botijões de gás foram apreendidos e trazidos para a sede do pelotão de polícia para posteriormente serem entregues ao seu legítimo dono e quando guardávamos os referidos botijões fomos abordados por dois indivíduos residentes nesta cidade, os quais nos confidenciaram de que há poucos instantes a pessoa a quem conhecemos pela alcunha de "ANDRÉ DE POCOTA", também residente neste município, teria lhes oferecido dois botijões de gás, vazios pela quantia de cem reais e lhes chamara para que fossem com ele (André) pegar os botijões que estavam guardados no terreno baldio vizinho ao comércio de Bezim mas desconfiaram que os botijões poderiam ter sido furtados e não aceitaram realizar a compra e sim, resolveram denunciar André de pocota à polícia.

Ao tomarmos conhecimento desse fato saímos em diligências e localizamos André e ao dito foi dada voz de prisão e trazido para a Delegacia de Polícia aonde foi apresentado a autoridade policial (delegado de polícia), para que fossem adotadas todas as providências que o fato requer.

Outrossim, ao ser indagado acerca da autoria do furto, André de pocota confessou que fora ele sim, na companhia de um tal "Chico de Antônio gago", quem furtara os botijões do interior do depósito de "Bezim de Loura" e que pretendiam vendê-los para com o dinheiro da venda irem participar de uma festa nesta cidade.

Chico de Antônio gago não foi localizado para que também pudesse responder perante a justiça pela co-autoria no crime em epígrafe.

Sargento Klevson P. Silva - Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Almino Afonso/RN

Reciclagem!

Almino Afonso/RN: E. E. E. Ronald Néo Júnior

A imagem pode conter: texto

Chuva de 05 mm em Almino Afonso/RN

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Em Almino Afonso/RN, na noite de ontem (23/12/2017), choveu 05 mm. 

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Ilusão de ótica!

Horários das Missas de Natal e Ano Novo em Almino Afonso/RN

Resultado de imagem para igreja matriz de almino afonso rn
Igreja Matriz de Almino Afonso/RN

A Missa da Noite de Natal será domingo (24/12/2017), às 22:30 (dez e meia) e no dia seguinte (25/12/2017), às 19:00h (sete horas da noite), será celebrada outra Missa.

Resultado de imagem para padre de sá de almino afonso rn
Padre De Sá

A Missa da Noite de Ano também será num domingo (31/12/2017), às dez e meia da noite. Na segunda-feira (01/01/2018), às sete horas da noite, será celebrada a primeira missa do ano. Padre De Sá será o celebrante. As Missas serão na Igreja Matriz.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

E$pírito Natalino!

Almino Afonso/RN: 13ª COPA REGIONAL DE FUTSAL começa dia 17 de janeiro de 2018

No período de 17 a 28 de Janeiro de 2018, as emoções da Copa Regional de Futsal de Almino Afonso-RN, estarão de volta em sua 13ª edição, para mexer com a imaginação e despertar ainda mais a paixão do torcedor, gerando dezenas de empregos de forma direta e indireta, aquecendo a economia local.

Organização, alta premiação, árbitros federados, e o alto nível técnico das equipes participantes, sendo a maioria delas formadas por jogadores profissionais que atuam em grandes centros do futsal nacional, como: Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, são fatores que fizeram desta copa regional, uma das maiores e mais importantes competições do futsal amador do norte-nordeste brasileiro.

Na disputa, 12 equipes, e apenas uma delas entrará para o seleto grupo de campeões, que tem Almino Afonso com o tricampeonato dos anos 2010 – 2011 e 2012, seguido de Belém-PB bicampeão em 2007 e 2008 e Catolé do Rocha bicampeã em 2014 e 2016 como maiores vencedores do torneio; o campeão levará o prêmio de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), o vice-campeão R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais), o artilheiro, assim como o melhor goleiro R$ 150,00 cada (cento e cinquenta reais), totalizando R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro, todas as categorias acompanhadas de troféus e medalhas.

Estação e Bêco, respectivamente campeão e vice, do campeonato municipal deste ano, serão as equipes representante de Almino Afonso, cidade anfitriã, que terá como sede, o Ginásio Poliesportivo Zilmar Leite Dantas Filho.

Foto Arte: Heloisa Alves
FM Educativa
Por Jean Garotinho

Ala das Baianas!

Juiz suspende sessão legislativa de Grossos por irregularidade

ImagemNo último dia 13 de dezembro, o Juiz Edino Jales de Almeida Júnior deferiu mandato de segurança suspendendo a sessão legislativa realizada na Câmara Municipal de Grossos, no dia 28 de setembro de 2017, bem como a tramitação do projeto de lei complementar 021/2017. A denúncia quanto a irregularidade ocorrida nessa sessão foi protocolada na justiça de Areia Branca/RN pela Vereadora do PSDC, Clorisa Linhares (foto). Em pauta, a atualização do Código Tributário do Município.

Segundo o Juiz Edino Jales, a Presidência da Câmara Municipal de Grossos descumpriu o regimento interno da Casa Legislativa por vários motivos: ausência de apresentação do projeto na secretaria com antecedência de 48h, não concessão de acesso 24h ao texto do projeto, ausência do quórum (maioria absoluta) para aprovação do projeto, ausência de pareceres das comissões parlamentares e impedimento de considerações finais da impetrante na sessão.

Para a Vereadora Clorisa Linhares uma decisão como essa reforça a importância da Justiça dentro de uma sociedade civil e democrática, onde o interesse coletivo deve sempre prevalecer. “O Regimento Interno do Poder Legislativo local deixa claro que matérias tributárias devem ser aprovadas por maioria absoluta dos membros dessa Casa, o que não ocorreu no caso da aprovação dessa matéria. Aprovaram o Projeto ferindo o Regimento Interno”, explicou Clorisa.

Na época, mesmo após a sessão ter sido encerrada, devido ao protesto de um popular que acompanhava as discussões, a vereadora Clorisa continuou alertando que o Projeto não poderia ter sido aprovado sem o apoio da maioria absoluta dos parlamentares. “Encerraram a sessão sem que eu pudesse falar, mas vou falar mesmo assim. Estamos todos sujeitos à lei. Não se pode passar por cima do Regimento dessa forma”, acrescentou.

ENTENDA

Os Municípios deviam aprovar a atualização do Código Tributário Municipal (CTM) até o dia 2 de outubro para receber os recursos do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) incidente sobre os serviços de administração de cartões, leasing e planos de saúde a partir de 1º de janeiro de 2018. 

A mudança na redação da Lei representa uma conquista de mais de R$ 6 bilhões a serem partilhados entre governos locais. A verba será repassada aos cofres municipais 90 dias após da sanção da lei de atualização do código tributário pelo chefe do Executivo municipal. Assim, quem finalizou o processo de aprovação após o dia 2 de outubro receberá os recursos depois da chamada noventena.

Fonte: O Câmera

Em Almino Afonso/RN, a Câmara Municipal encerrou o ano legislativo sem formar suas Comissões Permanentes. Com isso, as matérias ali chegadas, inclusive a que trata do tema acima, foram aprovadas sem que o Regimento Interno fosse cumprido. Portanto, sendo a Justiça ou o Ministério Público provocados, tudo que foi feito sem observar o Regimento Interno daquela Casa de Leis poderá se tornar sem efeito (nulo). Aqui mais um alerta.

Mercadoria estragada!

Presidente da Câmara Municipal de Lucrécia/RN devolve 50 mil reais ao Poder Executivo para aquisição de ambulância

O Presidente da Câmara Municipal de Lucrécia/RN, vereador Rômulo Soares Vieira Liberato, Didi Soldado (foto), como é mais conhecido, devolveu 50 mil reais à Prefeitura Municipal de Lucrécia/RN para a aquisição de uma ambulância para o atendimento a população do município.

Resultado de imagem para vereador didi soldado da lucrécia rn
O trabalho realizado pelo gestor legislativo e o zelo com os recursos públicos destinados à Casa Legislativa proporcionaram a economia necessária para que o edil, com o aval dos demais pares, fizesse, pela primeira vez na história de Lucrécia/RN, a devolução de tal valor.

"Fizemos alguns cortes, vários ajustes nas finanças da Casa e com o apoio de todos os vereadores conseguimos somar esse montante para devolver aos cofres públicos. Realizamos um acordo com a prefeita Ceição Duarte (DEM), que vai entrar com uma contrapartida, e juntos vamos comprar uma ambulância para a cidade", comentou o presidente.

"Além dos esforços e compreensão de todos os vereadores, queremos agradecer a sensibilidade da Chefe do Executivo em acatar a nossa sugestão e atender um dos maiores anseios da nossa população, que era a aquisição dessa ambulância", finalizou Didi Soldado.

Fonte: Hermes Castro

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Candidato a frio!

Em Rafael Godeiro/RN e Almino Afonso/RN os laços políticos são mais fortes

Deputado federal Walter Alves e o prefeito Waldênio Amorim
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e campo de beisebol

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e campo de beisebol

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, campo de beisebol, noite e atividades ao ar livre
Walter Alves e Ludmila Amorim

O deputado federal Walter Alves (PMDB) visitou no último sábado (16/12/2017), o município de Rafael Godeiro/RN. O mesmo foi recebido pela prefeita Ludmila Amorim (PSB), vereadores, secretários e lideranças. O prefeito de Almino Afonso/RN, Waldênio Amorim (PMDB), que também está apoiando a reeleição do deputado, prestigiou a visita. 

Resultado de imagem para LAWRENCE AMORIM DO SOLIDARIEDADE
Ex-prefeito Lawrence Amorim

Waldênio do PMDB é tio de Ludmila do PSB, que é irmã do pré-candidato a deputado federal Lawrence Amorim do SOLIDARIEDADE.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Dúvida!

AVISO. A QUEM INTERESSAR!

Amanhã 15 de dezembro, de manhã, estarei na FM educativa de nossa cidade, no programa de Rhita Dantas, aonde vou explanar acerca da recomendação do Excelentíssimo senhor "Parquet" (promotor de justiça) dessa comarca, sendo que a referida recomendação diz respeito ao uso abusivo de som aqui em nossa urbe;

Resultado de imagem para sargento klevson p silva
Sargento Klevson P Silva

Portanto, os senhores donos de bares, de casas de diversão, proprietários de veículos acoplados com equipamento de som, os que fazem propagandas de lojas, comércios em geral (carros de propagandas), ministros de confissão religiosa dirigentes de igrejas (padres, pastores), população em geral;

Quem puder assistir a programação, assista pois se por ventura após a minha explanação alguém tiver que ser abordado e por ventura, vier a ser penalizado, não venha argumentar que não tinha conhecimento da referida recomendação ministerial.  

Desde já agradeço a todos!

Sargento Klevson P Silva  -  Comandante do Pelotão da Polícia Militar em Almino Afonso/RN

Ostentação!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Casal acusado de estelionato é preso na cidade de Lucrécia/RN

Policiais Militares que compõem o Grupo Tático Operacional das cidades de Patu e Alexandria, localizadas na região Oeste do Rio Grande do Norte, prenderam Wilson Cleber Barros Coelho e Francislene da Silva Cadide, acusados de crime de estelionato, na região.

Imagem
Wilson Kleber-Francislane - Blog: João Marculino

A Policia Militar, juntamente com Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, o GAECO, chegou até o casal, no sítio Cacimba de Vaca, município de Lucrécia/RN, através de denúncia do Ministério Publico do RN.

Segundo informações, o casal estaria lesando pessoas, com vendas de planos do projeto "Minha Casa Minha Vida", plano da Caixa Economia Federal. Documentações comprovando o fato, foram encontrados com os acusados, que foram conduzidos para a Delegacia Regional de Patu/RN para os procedimentos.

O Câmera

Em família!

domingo, 10 de dezembro de 2017

Lawrence Carlos: 'É um novo passo na minha carreira política'

Lawrence Amorim Carlos, ex-prefeito de Almino Afonso/RN, será candidato a deputado federal nas eleições 2018

Lawrence Carlos Amorim de Araújo nasceu em Mossoró. Cresceu e estudou na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, mas foi no pequeno município de Almino Afonso, no Alto Oeste potiguar, que iniciou a carreira política. Foi eleito prefeito nas eleições de 2008 e reeleito quatro anos depois. Primeiro, vestindo a camisa do PP; depois, a do PMDB.

Hoje, aos 33 anos, recém-filiado ao Solidariedade, o jovem político sonha dar um salto considerável na sua carreira pública. Será candidato a deputado federal nas eleições de 2018, decisão tomada com o apoio do presidente do partido, deputado estadual Kelps Lima.

A missão, porém, não será das mais fáceis. Ele não terá o apoio da tradicional família Abel, que o fez prefeito de dois mandatos em Almino Afonso. O atual prefeito do município, Waldênio Amorim (PMDB), seu tio, já disse que apoiará o deputado federal Walter Alves. O líder político da família, ex-prefeito Bernardo Amorim, também vai crivar o voto em Walter.

Porém, não tira o ânimo de Lawrence, que passa a apresentar o seu nome como candidato de Mossoró e da região Oeste. “Estou conduzindo o projeto político como um nome novo, alternativo, representando a linha política do Solidariedade”, afirmou Lawrence, na longa conversa no “Cafezinho com César Santos”, na sede do JORNAL DE FATO.

O SENHOR foi prefeito de Almino Afonso, pequeno município do Médio Oeste potiguar, por dois mandatos, e agora pretende disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Um salto importante para um jovem político. Como o senhor imagina enfrentar esse desafio?

NÓS fomos convidados pelo Solidariedade, através do deputado estadual Kelps Lima (presidente estadual da sigla), para fazer parte de um novo projeto. Entendemos que o partido tem uma proposta alternativa, vem fazendo política de forma diferente, inovadora, e isso nos fez acreditar. Realmente, entendemos que esse é um momento que a população pede mudanças, novas alternativas, novos nomes. Pode até ser um nome que já esteja na política, mas que tenha um pensamento de fazer coisas novas, que passem essa certeza para o povo. De certa forma, é preciso ter certa experiência na política, porque também não podemos apostar em aventuras, simplesmente por ser voto de protesto. Precisamos apostar em coisas novas, sim, mas que tenha experiência, que conheça as necessidades e saiba buscar as soluções. O meu nome está colocado com esse perfil.

QUANDO o senhor fala em nome novo, mas com certeza experiência, procura se encaixar nesse perfil, porque apesar de ainda jovem já administrou uma prefeitura por oito anos?

FUI prefeito de Almino Afonso por dois mandatos consecutivos (2009/2015), então, tenho a experiência do que realmente acontece na base, onde o cidadão mora, onde ele tem seus problemas e reclama da presença do Estado. Isso nos credencia hoje a buscar, através do projeto de candidatura à Câmara dos Deputados, um novo passo na carreira política. Mas, quero dizer que esse é um projeto de partido, em que nós estamos trabalhando para consolidar a nossa postulação, entendendo que podemos representar Mossoró, Almino Afonso e toda a região Oeste. Inclusive, é importante frisar que a nossa região precisa de novos nomes, de novos mandatos, para buscar as melhorias para a nossa população.

O PRESIDENTE do seu partido, deputado Kelps, faz uma linha de oposição muito dura, radical de certa forma, e procura se consolidar como uma alternativa para enfrentar a política tradicional do Rio Grande do Norte. O senhor acredita que é possível estabelecer essa linha de atuação, diante das dificuldades inerentes aos partidos de pouca tradição?

ACREDITO que sim. O solidariedade vem trabalhando e crescendo diariamente, graças ao trabalho do nosso presidente. Hoje, o partido está presente em 150 municípios do estado, numa mostra clara que está crescendo. Há uma possibilidade muito grande de o Solidariedade eleger dois ou três deputados estaduais, a partir da forma de uma chapa própria, e há possibilidade também – por que não – de se eleger um deputado federal. Então, eu acredito que esse discurso que o nosso partido vem fazendo tem convencido as pessoas que estamos no caminho certo. Não é um trabalho fácil. Mas, por outro lado, você tem a possibilidade de construir um discurso próximo da população, se apresentar como representante do povo, e é isso que o Solidariedade está fazendo.

O SOLIDARIEDADE vai conseguir se manter firme nessa posição, mesmo no momento da formação de coligações, de chapas, em que as negociações são naturais no ambiente político-eleitoral?

SER oposição é muito difícil; o partido não tem espaço em governo, não indica cargo, não tem estrutura para caminhar. Fazer oposição é para os mais fortes, muitos cedem às seduções, às tentativas através de bondades do governo. Mas, o Solidariedade vem caminhando, muito bem conduzido pelo deputado Kelps, mantendo essa linha de ser uma proposta alternativa, de colocar contra tudo isso que está errado hoje na política. O partido continuará firme com esse propósito e isso tem conduzido o nosso trabalho. O Solidariedade tem pessoas em todos os municípios, vestidas com a camisa do partido, e trabalhando no sentido de apresentar uma proposta diferente, que as pessoas possam acreditar nas mudanças para o bem do Rio Grande do Norte.

O SENHOR fala no novo, porém a sua carreira política, até aqui, foi alicerçada pelos Abéis, tradicional família política da região Oeste, enraizada em Almino Afonso, um dos últimos redutos da velha política oestana. É possível, com esse perfil, transmitir a mensagem do novo? O senhor está se divorciando do grupo liderado por seu tio Bernardo Amorim, comandante dos Abéis?

NÃO se trata de separação de grupo. A minha pré-candidatura a deputado federal é um projeto que eu estou tocando juntamente com o Solidariedade. Nós temos familiares realmente há muitos anos atuando na política, a partir de Almino Afonso. É preciso reconhecer que esse grupo vem fazendo um trabalho que é aceito pela população, é tanto que isso vem credenciando a seguidas vitórias ao longo do tempo. Eu fui eleito e reeleito, conseguimos eleger meu sucessor (prefeito Waldênio Amorim, seu tio) com muita tranquilidade. Então, esse desgaste que a classe política enfrenta não nos atingiu porque nós trabalhamos de forma correta, atendendo os anseios da população, fazendo a coisa certa. Acredito que irei ter apoio de grande parte da população de Almino Afonso, porque estou credenciado através do trabalho que executei como prefeito. Nós inauguramos muitas obras no município de Almino Afonso, cuidamos da saúde das pessoas, reformamos e ampliamos a maternidade pública, construímos postos de saúde, implantamos a primeira etapa do saneamento básico, construímos praças de esportes, creches, reforçamos a educação de base, enfim, realizamos um trabalho que nos credencia levar o nosso projeto para todo o Rio Grande do Norte.

O SENHOR apoiou e ajudou a eleger o prefeito Waldênio Amorim (PMDB), seu tio. Mas, ele já anunciou que apoiará o deputado federal Walter Alves (PMDB); logo, o senhor não terá a ajuda do prefeito. Isso significa um rompimento?

POLITICAMENTE, ele tem a liberdade para apoiar quem ele quiser. O deputado Walter Alves é do partido do prefeito Waldênio, então ele tem essa opção. Eu acredito que isso não impede que eu continue o projeto de disputar um mandato de deputado federal, até porque o mandato de prefeito por oito anos, com alto índice de aprovação, me dá o crédito de buscar um projeto novo, alternativo. Não tenho nenhum problema pessoal-familiar; nossas diferenças são políticas, e encaro isso com naturalidade. Eu respeito a decisão de Waldênio, mas irei continuar tocando o meu projeto. Vou pedir o voto da população de Almino Afonso, estou credenciado para isso, tanto é que conseguimos eleger Waldênio com mais de 70% dos votos válidos, numa clara manifestação de aprovação da nossa gestão à frente da Prefeitura. A população deu a resposta positiva, acreditou na continuidade da gestão, e hoje o prefeito toca as muitas obras que iniciamos e projetamos no município.

APESAR de o senhor ter iniciado carreira política em Almino Afonso, as suas raízes são em Mossoró. O senhor nasceu em Mossoró, cresceu, estudou e reside na cidade. Agora, se apresenta como um pré-candidato a deputado federal de Mossoró. Isso significa que a política de Almino Afonso ficou para trás?

NÃO. Não significa isso. Eu continuarei presente na política de Almino Afonso, participando, ouvindo as pessoas, buscando soluções para os problemas. O trabalho que realizei como prefeito está marcado, não tem como apagar. As pessoas de Almino Afonso me procuram diariamente, têm em mim uma referência. Agora, lógico que moro em Mossoró, tenho família em Mossoró, nasci aqui, e tenho hoje Mossoró como uma base política. Acredito que a cidade, a segunda maior do estado, precisa continuar tendo uma representatividade forte na Câmara dos Deputados. Também é preciso ressaltar que a região Oeste precisa ampliar a sua representatividade. O Alto Oeste, onde engloba Almino Afonso, nunca elegeu um deputado federal. Acho que é o momento de conversar sobre a política de Almino Afonso. Estamos pensando em 2018. Esse é o nosso foco agora. No entanto, estamos sempre atentos às decisões que são tomadas em Almino Afonso, porque o município tem uma importância grande na nossa vida política, inclusive, vários grupos nos apoiam, como o do vice-prefeito Alvanilson Carlos (PSDB), do vereador Dodó Carlos (PSDB), presidente da Câmara Municipal José Adécio. Então, eu tenho uma base eleitoral no município, e me sentirei muito à vontade durante a campanha para bater à casa de cada um para pedir o voto.

O SOLIDARIEDADE tem trabalhado para fortalecer a disputa proporcional, com o projeto de reeleição do deputado Kelps e de sua candidatura a deputado federal. E a disputa majoritária? Qual o rumo que o partido está tomando?

O SOLIDARIEDADE tem uma decisão de não se coligar com nenhuma força tradicional. Nós podemos apresentar um nome ao Governo do Estado; já apresentamos o nome da atleta olímpica Magnólia Figueiredo (representou o RN e o Brasil em quatro Olimpíadas) ao Senado Federal. Também já conversamos com o capitão Styvenson Valentim (capitão da Lei Seca) e ele está avaliando o convite para ser candidato. Existe a possibilidade de fazer composição com outros partidos, desde que não sejam controlados por grupos tradicionais da política do estado. O Solidariedade tem sido bastante procurado, mas claro que nós vamos continuar nessa linha, defendida pelo presidente Kelps, de não se aliar a nenhuma força tradicional.

ESSA posição coloca o Solidariedade na busca de aliança com partidos de menor expressão. Historicamente, os pequenos partidos evitam aliança com siglas detentoras de mandatos proporcionais. O Solidariedade não corre o risco de ficar só?

O SOLIDARIEDADE já tem a chapa de deputado estadual formada; chapa própria. Para federal, estamos conversando com partidos que pensam como a gente e que não têm mandatos. E na disputa ao Governo, as coisas estão apenas começando. Nós não temos ainda nomes que digam “eu sou candidato a governador”. Então, existem muitas possibilidades. O Solidariedade está atento a isso, mas, repito, nosso partido vai buscar alianças alternativas, distante das forças tradicionais. O Solidariedade não vai ficar só, pode ter certeza.



Concurso público vai obrigar o Prefeito de Almino Afonso/RN a demitir mais e 70 servidores "comissionados"

Resultado de imagem para prefeito waldenio amorim

O prefeito de Almino Afonso/RN, Waldênio Amorim (PMDB), vai demitir mais de 70 funcionários "comissionados" logo que saia o resultado final do concurso público realizado em 2014, que foi validado pelo TJRN no mês passado. Vale salientar que atualmente a decisão do TJRN se encontra na PGJ aguardando decurso de prazo.

Resultado de imagem para prefeitura de almino afonso rn

O prefeito, de acordo com informações que circulam nas rodas políticas do município, espera que seu plano de enxugamento da máquina, que teve início quando assumiu a prefeitura, finalize com essas demissões. Também, as conversas dão conta de que Waldênio terá a compreensão, principalmente daqueles que indicaram esses "comissionados", pois muitos desses lutaram para que o resultado fosse favorável aos aprovados. 

Tucanos sem GPS!

Anti-Lula, Alckmin assume PSDB com aceno a Temer

Resultado de imagem para geraldo alckmin e temer
Geraldo Alckmin (PSDB) e Temer (Temar)

Eleito presidente do PSDB quase por unanimidade, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin fez discurso de pré-candidato ao Planalto. Em tom claro de ataque ao ex-presidente Lula, ele defendeu a reforma da Previdência e a política econômica do governo Temer.

O Globo

Dinheiro virtual!

País tem 290 mil presos sem sentença e Supremo cogita liberar larápios VIPs

O Ministério da Justiça divulgou dados atualizados sobre a população carcerária. Um detalhe chama especial atenção: há no Brasil cerca de 290 mil presos sem julgamento. Isso corresponde a 40% do total de encarcerados: 726 mil pessoas. É contra esse pano de fundo que o Supremo Tribunal Federal analisa a hipótese de abrir as portas das celas para os endinheirados e poderosos condenados duas vezes.

Resultado de imagem para preso rico saindo da cadeia

Repetindo: num país em que 290 mil cidadãos pobres mofam atrás das grades sem julgamento, a Suprema Corte cogita rever a regra que prevê a prisão de larápios VIPs condenados um par de vezes, na primeira e na segunda instância.

Resultado de imagem para preso rico saindo da cadeia

Para a casta superior, o direito de recorrer em liberdade. Se possível, até a prescrição dos crimes. Às favas com a dupla condenação! São inocentes até prova em contrário. Quanto aos miseráveis, são culpados até prova em contrário. Se possível, vão em cana como prova em contrário. Assim, não é que o crime não compensa. É que no Brasil, quando compensa, ele tem outro nome. Chama-se impunidade.

Blog do Josias de Souza

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Mini-presidente!

É de Almino Afonso/RN o novo diretor da Rádio Rural de Natal/RN

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Voo Cego!

É da Lucrécia/RN o novo secretário da SETHAS

Coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo (foto) vai acumular o cargo de Secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS/RN), em substituição a Julianne Faria.

Resultado de imagem para VAGNER ARAUJO

É a terceira vez que Vagner comanda a pasta social do governo do Estado.

A primeira foi no Governo de Vivaldo Costa.

A segunda, por indicação da então prefeita de Natal, Wilma de Faria, no governo Garibaldi Filho.

E agora no governo Robinson Faria.

Blog thaisagalvão