sábado, 27 de junho de 2026

Na Rádio FM 104,9 Educativa, vereador Waguinho defende adutora para Almino Afonso-RN e anuncia pedido de ônibus e van para a educação

Na manhã deste sábado (27/06/2026), durante seu programa na Rádio FM 104,9 Educativa de Almino Afonso-RN, o vereador Waguinho repercutiu os principais temas debatidos na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada ontem (26/06/2026), última reunião do primeiro período legislativo antes do recesso parlamentar de julho.

Vereador Waguinho

O principal assunto abordado foi a segurança hídrica do município. Durante o programa, o vereador Waguinho voltou a defender a necessidade de articulação política junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) para viabilizar estudos e futuros investimentos na implantação de uma adutora para Almino Afonso-RN.  

Nádia Belarmino

Ao justificar a importância do debate neste momento, o parlamentar ressaltou que a discussão ganha ainda mais relevância pelo fato de a atual presidente da CAERN, Nádia Belarmino, manter fortes laços familiares com Almino Afonso-RN. Segundo Waguinho, o pai da dirigente da companhia é natural do município, o que, em sua avaliação, representa uma oportunidade para fortalecer o diálogo institucional em busca de investimentos que garantam maior segurança hídrica para a população.

Açude Público Lauro Maia em Almino Afonso-RN

Segundo o vereador, apesar das boas chuvas registradas neste ano, o açude que abastece Almino Afonso-RN - Açude Público Lauro Maia - não atingiu sua capacidade máxima, o que, em sua avaliação, mantém a preocupação quanto ao abastecimento em futuros períodos de estiagem.

Durante sua fala, Waguinho defendeu que uma das alternativas mais viáveis para garantir a segurança hídrica do município seria a reativação da adutora existente no trecho Patu/RN–Almino Afonso/RN (fotos a seguir), integrante do sistema que recebe água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves situada em Açu/RN. O parlamentar também citou, como outra possibilidade, a implantação de uma nova adutora.  

 

Ao abordar a reativação da estrutura já existente, o tema remete a uma antiga reivindicação do ex-vereador Cleilson Carlos (Bode), que, durante seu mandato na Câmara Municipal, atuou junto aos órgãos competentes para viabilizar a chegada desse importante sistema de abastecimento a Almino Afonso-RN. 

Agora, a proposta defendida é que essa infraestrutura volte a ser utilizada, ampliando a segurança hídrica do município.

Waguinho também ressaltou a importância de futuras integrações com outros sistemas adutores regionais, incluindo projetos ligados ao Ramal do Apodi, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, como forma de fortalecer o abastecimento de água para Almino Afonso-RN.

Outro tema debatido durante o programa foi levantado pelo professor e radialista Leopoldo Nunes, que também integra o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Almino Afonso-RN. Ele chamou atenção para a necessidade de ampliar a infraestrutura de armazenamento e distribuição de água na cidade, defendendo a construção de, no mínimo, uma nova caixa d'água em um ponto elevado do município.

Caixa D'água desativada

Durante a discussão, foi lembrado que a única caixa d'água existente, construída há mais de quarenta anos, encontra-se desativada, situação que, segundo os participantes, dificulta, ainda mais, o abastecimento em bairros localizados nas áreas mais altas da cidade.  

Na área da educação, Waguinho comentou a visita do deputado federal Benes Leocádio ao município, ocorrida no último dia 20 de junho, durante a comemoração do aniversário do vereador Júnior de Mourão. Na ocasião, foi entregue ao parlamentar federal um ofício solicitando recursos para a aquisição de um ônibus escolar e uma van destinados ao transporte de estudantes.

Waguinho, Benes Leocádio e Júnior de Mourão

De acordo com o vereador, o deputado assumiu o compromisso de viabilizar os dois veículos por meio de emenda parlamentar. O documento foi assinado pelos vereadores Waguinho, Júnior de Mourão e Kinkinho de Tamim, integrantes da bancada de oposição.

Segundo Waguinho, os veículos deverão ser incorporados ao patrimônio do município e utilizados principalmente no transporte de estudantes que frequentam instituições de ensino técnico e superior, como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus de Catolé do Rocha-PB.

Durante o programa, o vereador também fez uma avaliação do encerramento do primeiro semestre legislativo, destacando que o papel do parlamentar é fiscalizar a administração pública, apresentar projetos e buscar benefícios para a população junto aos governos estadual e federal.

Em outro momento da entrevista, o radialista Leopoldo Nunes questionou se a Câmara Municipal possui veículo alugado para atender às atividades do Legislativo. Waguinho respondeu que não possui essa informação oficialmente e afirmou que encaminhará um ofício à presidência da Câmara para obter esclarecimentos, comprometendo-se a apresentar a resposta em um próximo programa.

Encerrando a participação, o vereador convidou a população para prestigiar o evento religioso "Cristo Vive", promovido pela Igreja Católica, que tem início na noite de hoje (27/06/2026) em frente à Igreja Matriz de Almino Afonso-RN.

Ralé!


Há quase um ano de denúncias, poste continua no meio da Rua Vicente Moura e moradores cobram providências da Neoenergia Cosern e das autoridades em Almino Afonso-RN

A omissão continua. Quase um ano após a publicação da primeira denúncia, em 9 de setembro de 2025, um poste da Neoenergia Cosern (fotos) permanece instalado no meio da Rua Vicente Moura, no bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), em Almino Afonso-RN. Mesmo diante das reiteradas reclamações dos moradores e do risco permanente de acidentes, nenhuma providência foi tomada. A estrutura continua comprometendo a segurança de quem trafega pela via e simboliza o descaso com um problema antigo, que poderia ter sido solucionado há muito tempo.

O problema, que já se arrasta há vários anos, permanece sem qualquer solução. Apesar das inúmeras reclamações feitas pela população e da ampla divulgação do caso, nenhuma providência concreta foi adotada para retirar a estrutura do local.

Segundo os moradores, o poste ocupa uma posição totalmente inadequada, dificultando o tráfego de veículos e aumentando significativamente o risco de acidentes. Quem entra ou sai do bairro pela Rua Vicente Moura precisa redobrar a atenção para desviar da estrutura, que permanece praticamente no meio da rua.

"Todos os dias convivemos com esse perigo. Basta um descuido para acontecer um acidente. "Não entendemos por que, depois de tanto tempo, ninguém resolveu esse problema", desabafa um morador.

A comunidade afirma que o pedido não é novo. Diversos apelos já foram feitos à Neoenergia Cosern, responsável pela rede elétrica, mas, até o momento, não houve qualquer resposta efetiva que resultasse na retirada do poste.

Os moradores também cobram uma atuação mais firme do poder público municipal. Eles lembram que o bairro tem quatro vereadores residentes na própria comunidade. Para a população, é fundamental que os representantes eleitos unam esforços junto à concessionária para garantir a solução definitiva do problema.

"A população não quer mais promessas. Quer uma providência. "Esse poste representa um perigo constante e precisa ser retirado antes que aconteça uma tragédia", afirma outra moradora.

A permanência da estrutura em local inadequado evidencia um problema que poderia ser resolvido por meio do diálogo e da articulação entre a Neoenergia Cosern e o poder público municipal. Enquanto isso não acontece, moradores e condutores continuam expostos diariamente ao risco de acidentes.

Os moradores e moradoras do bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), especialmente das ruas Princesa Isabel e Vicente Moura, renovam o apelo à Neoenergia Cosern, à prefeita de Almino Afonso-RN e aos vereadores do município para que adotem, com urgência, as providências necessárias à remoção do poste instalado no meio da Rua Vicente Moura. A medida é considerada essencial para garantir mais segurança, melhorar a mobilidade e assegurar melhores condições de circulação para todos que transitam diariamente pela via.

Prefeita de Almino Afonso-RN decreta ponto facultativo no Dia de São Pedro

A Prefeita de Almino Afonso-RN decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira, 29 de junho de 2026, em razão das comemorações do Dia de São Pedro.  

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 030/2026 e se aplica aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.

Apesar da suspensão do expediente administrativo, a Prefeitura informa que os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente, conforme a organização de cada setor responsável, garantindo a continuidade do atendimento à população nas áreas consideradas indispensáveis.

O expediente nos órgãos públicos municipais será retomado normalmente na terça-feira, 30 de junho de 2026.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Ela e eles...



PROGRAMA MAIS ESPECIALISTAS amplia cirurgias por videolaparoscopia e reforça investimentos dos governos Federal e Estadual em Almino Afonso-RN

Por meio do Programa Mais Especialistas, do Governo Federal, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Hospital Abel Belarmino de Amorim, em Almino Afonso-RN, passou a realizar procedimentos por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que proporciona menor tempo de internação, recuperação mais rápida e redução do risco de complicações para os pacientes.

A iniciativa integra a estratégia nacional do presidente Lula(PT) para ampliar o acesso à atenção especializada e reduzir as filas por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Dados do Ministério da Saúde indicam que o programa busca expandir a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país.

Como parte dessa política pública, o Hospital Abel Belarmino de Amorim também recebeu reforço de equipes especializadas e equipamentos cirúrgicos, ampliando sua capacidade de atendimento e fortalecendo a oferta de serviços especializados.  

Além da saúde, Almino Afonso-RN vem sendo contemplado com ações desenvolvidas pelos governos federal e estadual em diferentes setores.

Na infraestrutura, obras e investimentos realizados por meio de programas federais e estaduais têm contribuído para melhorias na mobilidade urbana, recuperação de estradas, abastecimento de água e fortalecimento dos serviços públicos.

Na educação, programas do Governo Federal continuam garantindo recursos para alimentação escolar, transporte de estudantes, manutenção da educação básica e investimentos na melhoria das unidades de ensino.

Na assistência social, programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de programas voltados à segurança alimentar e inclusão social, seguem atendendo centenas de famílias do município.

Já na agricultura familiar, produtores rurais têm sido beneficiados por programas de apoio ao homem do campo, aquisição de alimentos, crédito rural, assistência técnica, distribuição de sementes e outras políticas públicas executadas em parceria entre os governos estadual e federal.

Preso e ...


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Em entrevista à FM 104,9 Educativa de Almino Afonso, Bombeiros alertam que maioria dos incêndios na vegetação é causada pela ação humana.

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Norte estiveram em Almino Afonso-RN na manhã de ontem (23/06/2026), cumprindo agenda da Operação de Proteção aos Biomas. A programação teve início com uma reunião na sede da Prefeitura Municipal.  

Participaram do encontro o chefe de Gabinete, George Amorim; o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Hildo; o representante da Defesa Civil Estadual, Leonardo; os representantes do Corpo de Bombeiros, Luan e Medeiros; além de Antônio Cordeiro e Elenildo Moura, coordenadores da Secretaria Municipal de Agricultura (foto acima).

A mobilização faz parte de uma campanha nacional voltada à preservação dos biomas brasileiros. No Rio Grande do Norte, o foco principal é a Caatinga, bioma que ocupa aproximadamente 95% do território estadual e que sofre diretamente com os impactos das queimadas, especialmente durante o período mais seco do ano.

Após a reunião na prefeitura, um integrante do Corpo de Bombeiros Militar (Luan) e outro da Defesa Civil Municipal (José Hildo) concederam uma entrevista a Laiz Andrade no programa Sintonia da Cidade, na Rádio Educativa FM 104,9 de Almino Afonso.

Durante a entrevista, discutiu-se a prevenção de incêndios florestais e os perigos associados ao uso impróprio do fogo em atividades como limpeza de terrenos, queima de lixo e preparo de áreas agrícolas. Enquanto os entrevistados chamavam a atenção para os danos ambientais, econômicos e sociais provocados pelas queimadas, sobretudo nos períodos de seca, Laiz enfatizava a relevância de conscientizar a população.

Segundo os bombeiros, a grande maioria dos incêndios florestais registrados na região tem origem em ações humanas. Muitas ocorrências começam a partir de queimadas pontuais que saem do controle, espalhando-se rapidamente pela vegetação seca e provocando grandes prejuízos ambientais e econômicos.

Durante a entrevista, a apresentadora Laiz Andrade destacou os graves impactos causados pelas queimadas, ressaltando que os incêndios não apenas destroem a vegetação nativa da Caatinga, mas também provocam a morte de animais silvestres, comprometem a qualidade do ar e aumentam os riscos de acidentes. Ela também chamou atenção para os prejuízos sofridos por proprietários rurais, uma vez que o fogo pode atingir cercas, plantações e até residências. Em situações mais graves, lembrou a comunicadora, o combate às chamas exige uma grande mobilização de recursos e equipes especializadas.

O representante do Corpo de Bombeiros destacou ainda que o segundo semestre costuma ser o período mais crítico para a ocorrência de incêndios, devido às altas temperaturas, à baixa umidade e à vegetação mais seca.  

Entre as principais recomendações estão: evitar qualquer tipo de queimada para limpeza de terrenos; não queimar lixo doméstico; não descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação; evitar fogueiras próximas a áreas secas; manter terrenos limpos; construir aceiros em propriedades rurais para dificultar a propagação do fogo e comunicar imediatamente qualquer foco de incêndio ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

As autoridades também lembram que provocar incêndios ambientais pode configurar crime, sujeitando os responsáveis a sanções administrativas, multas e responsabilização judicial.

A prevenção das queimadas não é responsabilidade apenas dos órgãos públicos. Trata-se de uma missão coletiva que depende da conscientização e da participação de toda a sociedade. Em um município inserido no bioma Caatinga, preservar a vegetação significa proteger os recursos naturais, a biodiversidade, a saúde da população e a qualidade de vida das futuras gerações.

Mais do que evitar prejuízos ambientais e econômicos, combater as queimadas é uma forma de proteger vidas. Por isso, a colaboração de cada cidadão é fundamental para que Almino Afonso-RN atravesse os períodos de estiagem com mais segurança e sustentabilidade.

Partiu...

 

Quadro “Valorizando o que é Nosso e o que Vem da Terra” encerra primeira fase com grande participação de artistas locais

Projeto do programa Toca Tudo, da Rádio FM Educativa de Almino Afonso-RN, destacou talentos da música regional, gospel, católica e popular brasileira.
Radialista Jean Garotinho

A primeira fase do quadro “Valorizando o que é Nosso e o que Vem da Terra”, exibido dentro do programa Toca Tudo, da Rádio FM Educativa de Almino Afonso, foi encerrada com sucesso no último dia 14 de junho. A iniciativa, idealizada e apresentada pelo comunicador Jean Garotinho, teve início no dia 5 de abril e proporcionou ao público uma série de apresentações musicais ao vivo diretamente dos estúdios da emissora.

Durante pouco mais de dois meses, o quadro abriu espaço para que artistas locais e regionais mostrassem seu talento, fortalecendo a cultura e valorizando os nomes da música da terra. Ao longo da temporada, passaram pelos microfones da FM Educativa diversos cantores e intérpretes que emocionaram os ouvintes com repertórios variados, contemplando a música gospel, católica e a Música Popular Brasileira (MPB).

Entre os participantes estiveram o cantor evangélico Francisco Freire, Valdecleide Silva, do Ministério Cantando para o Senhor, da Igreja Católica, além das cantoras Larissa Maia, Ana Laura e Esther Feitosa. Também marcaram presença os artistas Ivanildo Sensação e a Missionária Joselane Santiago, da Assembleia de Deus, que interpretaram grandes sucessos da música cristã e canções consagradas da MPB.
Segundo o comunicador Jean Garotinho, o balanço da primeira fase é extremamente positivo. A receptividade dos ouvintes e o talento demonstrado pelos participantes confirmaram a importância de criar espaços voltados à valorização da cultura local e dos artistas da região.

“O resultado foi muito gratificante. Tivemos a oportunidade de apresentar ao público grandes talentos da nossa terra, promovendo a cultura e incentivando os artistas locais. O sucesso dessa primeira etapa nos motiva a continuar o projeto”, destacou.

Diante da excelente repercussão, Jean Garotinho já trabalha no planejamento da segunda fase do quadro, que deverá acontecer no último trimestre deste ano. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de novos talentos, oferecendo uma nova vitrine para músicos e intérpretes da região.

Com o encerramento desta primeira etapa, o quadro “Valorizando o que é Nosso e o que Vem da Terra” consolida-se como uma importante iniciativa da Rádio FM Educativa de Almino Afonso, reforçando seu compromisso com a cultura, a música e a valorização dos talentos locais.

FM Educativa

terça-feira, 23 de junho de 2026

Copas!

Brasil (5); Itália (4); Alemanha (4), Argentina (3); Uruguai (2); França (2); Inglaterra (1) e Espanha (1).

domingo, 21 de junho de 2026

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Prefeitura de Almino Afonso-RN pagou, em média, R$ 6.100,00 (seis mil e cem reais) por mês para cada funcionário contratado pelo INEAS

A Prefeitura de Almino Afonso-RN firmou, em 2025, contratos que somam R$ 2.214.583,80 (dois milhões, duzentos e quatorze mil e quinhentos e oitenta e três reais e oitenta centavos) com o Instituto Norte-Rio-Grandense de Educação, Assistência Social e Saúde (INEAS) para a disponibilização de profissionais nas áreas de saúde, educação e esporte.

Os contratos tiveram vigência inicial de 5 de maio de 2025 a 31 de outubro de 2025, período de aproximadamente seis meses. Posteriormente, um dos contratos recebeu aditivo, prorrogando sua vigência até 30 de novembro de 2025.

Ao todo, a contratação previa 60 profissionais, sendo 30 para a Saúde, 24 para a Educação e 6 para o Esporte. O custo médio da contratação foi de aproximadamente R$ 369.000,00 (trezentos e sessenta e nove mil reais) por mês, o que representa um desembolso médio de cerca de R$ 6.151,62 (seis mil e cento e cinquenta e um reais e sessenta e dois centavos) por pessoa, considerando o quantitativo previsto no contrato.

O Contrato nº 048/2025 recebeu um aditivo no valor de R$ 139.339,20 (cento e trinta e nove mil e trezentos e trinta e nove reais e vinte centavos), estendendo a prestação dos serviços por mais um mês.

Levantamento realizado no Portal da Transparência não identificou, até o momento, novo contrato firmado com o INEAS em 2026, nem pagamentos ao instituto referentes a esse exercício.

O volume de recursos destinados à terceirização chama atenção quando comparado à remuneração de boa parte dos servidores da Prefeitura. Conforme a folha de pagamento do município, diversos servidores efetivos, comissionados e contratados recebem apenas um salário mínimo, realidade que alcança inclusive ocupantes de cargos de direção em escolas da rede municipal.

As informações constam nos contratos, aditivos e registros publicados no Portal da Transparência da Prefeitura de Almino Afonso-RN e evidenciam o montante de recursos empregados na terceirização de mão de obra pelo município.

Lambuzas!


quinta-feira, 18 de junho de 2026

A Prefeitura Municipal de Almino Afonso-RN recebeu mais de 200 milhões de reais em recursos públicos entre 2021 e 2026

A Prefeitura de Almino Afonso-RN administrou, entre 2021 e maio de 2026, mais de 200 milhões de reais em receitas públicas, segundo dados dos demonstrativos fiscais e das leis orçamentárias do município. A maior parte desses recursos não é arrecadada pela própria prefeitura, mas repassada pelos governos federal e estadual.

A principal fonte de recursos da Prefeitura é composta por transferências constitucionais e legais (Federal e Estadual), entre elas: Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Fundeb; recursos do Sistema Único de Saúde (SUS); Assistência Social; Salário-Educação; Convênios; Emendas Parlamentares; Cota-parte do ICMS; IPVA; IPI-Exportação; convênios estaduais e programas nas áreas de saúde e educação.

A arrecadação própria do município, proveniente de impostos e taxas como IPTU, ISS e ITBI, representa muito pouco.

Almino Afonso-RN, um município de apenas 4.802 habitantes, administra atualmente um orçamento superior a 3 milhões de reais por mês.  

Para uma cidade de pequeno porte, esse montante representa uma grande oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar os serviços públicos e criar condições para geração de emprego e renda. No entanto, a realidade enfrentada por grande parte da população é marcada pelo desemprego, pela baixa atividade econômica e pela forte dependência dos repasses dos governos Federal e Estadual.

Além das transferências destinadas à Prefeitura, boa parte da economia local é sustentada por benefícios pagos diretamente à população, como aposentadorias e pensões do INSS, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família e outros programas sociais. Em muitos casos, esses recursos são os responsáveis por movimentar o comércio e garantir a sobrevivência de centenas de famílias.

Diante desse cenário, cresce a responsabilidade dos vereadores, que têm o dever constitucional de fiscalizar a aplicação do dinheiro público, exigir transparência da gestão municipal e cobrar resultados concretos para a população. A fiscalização do Poder Legislativo não deve se limitar à aprovação de projetos, mas acompanhar de forma permanente como cada real arrecadado está sendo investido.

USA!


terça-feira, 16 de junho de 2026

Vai, Brasil!


Rede municipal de ensino de Almino Afonso-RN inicia nesta semana a programação da Caieira Junina

A rede municipal de ensino de Almino Afonso-RN inicia nesta semana a programação da Caieira Junina, evento que reúne alunos, professores, servidores, pais e a comunidade escolar em uma celebração das tradições juninas. A programação tem início nesta terça-feira (16/06/2026), com o tradicional Passeio Matuto, que leva o clima junino às ruas do município. Nos dias seguintes, cada unidade escolar realizará seu próprio arraia, reunindo estudantes e familiares em apresentações preparadas ao longo das últimas semanas. Os Arraias serão realizados nos dias 17 de junho - Escola Municipal Francisco Belarmino -; 18 de junho -  Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) - e 20 de junho - Escola Municipal Severina Carlos.

No cartão divulgado pela Prefeitura de Almino Afonso-RN, que apresenta a programação da Caieira Junina 2026 das instituições de ensino municipais, não foram fornecidas informações que são essenciais para a população, isto é, os trajetos do Passeio Matuto e os locais de realização dos arraiais.

O material informa apenas as datas e os nomes dos eventos, sem esclarecer quais ruas serão percorridas pelo desfile, os horários completos e os locais onde cada escola realizará sua festa junina. Para quem pretende prestigiar os eventos, essa é uma informação essencial.

Uma divulgação pública deve priorizar a clareza e a utilidade. As pessoas interessadas precisam saber com antecedência onde acontecerão as festividades para poderem se programar. A ausência dessas informações compromete a comunicação e reduz a eficácia da própria divulgação.

Não basta anunciar que haverá festa. É necessário informar quando, onde e como ela acontecerá. Um simples complemento no CARD, indicando os trajetos do Passeio Matuto e os locais dos arraias, evitaria dúvidas e demonstraria maior respeito ao público que pretende prestigiar o evento.