quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Os "Abéis" e suas trajetórias políticas

Monumento em homenagem a Abel Belarmino de Amorim - "Abel Velho"

Tudo começou quando o Senhor Abel Belarmino de Amorim, também conhecido como "Abel Velho", elegeu, na eleição de 07 de outubro de 1962, sua esposa Geralcina Carlos de Castro (Gelça), vereadora pelo Município de Almino Afonso/RN. Na época os atuais Municípios de Rafael Godeiro/RN e Olho D'água do Borges/RN eram Distritos de Almino Afonso/RN. Depois vieram as vitórias de Abel Velho para prefeito e vice-prefeito, Gelça - prefeita -, Abel Filho - prefeito -, Ribana (nora) - prefeita -, Bernardo (filho) - duas vezes prefeito -, Lawrence (neto) também duas vezes prefeito e agora Waldênio (filho) - prefeito. 
Abel Filho também foi três vezes prefeito do vizinho Município de Rafael Godeiro/RN, onde, atualmente, Ludmila Amorim, que é neta de Abel Velho, está exercendo o seu segundo mandato de prefeita.

Resultado de imagem para imagens dos abéis em almino afonso rn
Ludmila, Gelça, Abel Filho, Bernardo, Lawrence e Waldênio

Nessa trajetória também foram várias as derrotas desse grupo político, inclusive no que diz respeito a administração pública. 

No campo político, os "Abéis" além de perderem duas eleições para prefeito no Município Riacho da Cruz/RN, à época o candidato era Enock, que é filho de Abel Velho, também, seu filho, "Nilson de Abel", perdeu uma eleição para vereador em Natal/RN e duas para prefeito em Rafael Godeiro/RN e sua esposa, Fátima, ao disputar o cargo de prefeita pelo Município de Almino Afonso/RN também não conseguiu se eleger. Abel Neto, que é filho de Abel Filho, também amargou uma derrota no Município de Olho D'água do Borges/RN ao disputar uma eleição como vice-prefeito. Decepcionado com a derrota na última eleição (2016) para vereadora pelo Município de Almino Afonso/RN de sua esposa Drª Kaline (148 votos), o ex-prefeito Bernardo Amorim transferiu seu título de eleitor para o Município de Mossoró/RN.

Geralcina Carlos de Castro (Gelça) teve, juntamente com outros vereadores, seu mandato cassado. Informações dão conta de que isso se deu por perseguição política. Abel Filho também em seu último mandato foi cassado, porém, a justiça mandou reempossá-lo. Hoje, além de Abel Filho e Bernardo Amorim serem inelegíveis a ex-esposa de Bernardo, Ribana, também se encontra na mesma situação. De acordo com a justiça, os principais motivos para tal situação foram os atos de improbidade administrativa cometidos pelos mesmos.