sábado, 30 de julho de 2022
Propaganda eleitoral: partidos do RN devem respeitar regras de acessibilidade
MP Eleitoral expediu recomendação reforçando as regras para propaganda na televisão.
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) expediu recomendação para que partidos políticos no estado sigam as regras de acessibilidade durante a campanha eleitoral deste ano, que se inicia no próximo dia 16 de agosto. A recomendação partiu de iniciativa do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe), da Procuradoria-Geral da República, e será encaminhada a partidos políticos em todas as regiões do país.
A PRE/RN reforça que órgãos partidários estaduais no Rio Grande do Norte devem utilizar, entre outros recursos, legendas, janela com intérprete de Libras e audiodescrição em qualquer tipo de propaganda eleitoral na televisão. A exigência vale para a exibição em rede e também para as inserções de 30 e 60 segundos.
Inclusão nas eleições - A Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei nº 13.146/2015) assegura à pessoa com deficiência o direito de votar e ser votada, inclusive com a garantia que os pronunciamentos oficiais, a propaganda eleitoral obrigatória e os debates transmitidos pelas emissoras de televisão devem permitir, cumulativamente, os seguintes recursos: subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, dentre outros.
O Tribunal Superior eleitoral determinou que a garantia da acessibilidade é de responsabilidade dos partidos políticos, das federações e das coligações, e traçou os parâmetros mínimos para utilização dos recursos previstos em lei na Resolução nº 23.610/2019.
sexta-feira, 29 de julho de 2022
Almino Afonso/RN: Limites entre as Zonas Rural e Urbana
"O início está no marco I, localizado por trás da casa da Senhora Joana Cavalcante; daí, em linha reta, até o marco II, localizado na parte da linha férrea sobre o riacho escuro, num ângulo aproximado de 180 graus e a uma distância de 1.890m; daí, em linha reta, até o marco III, localizado ao lado esquerdo do cemitério velho, num ângulo aproximado de 190 graus e a uma distância de 1.065m; daí, em linha reta, até o marco IV, localizado no sangradouro do açude Lauro Maia, num ângulo aproximado de 215 graus e a uma distância de 810m; daí, margeando a parede desse mesmo açude, até o marco V, localizado ao lado direito da casa do Senhor José Martins de Silva, num ângulo aproximado de 285 graus e a uma distância de 550m; daí, em linha reta até o marco VI, localizado por trás da casa de propriedade do Senhor Romildo Ramos de Oliveira, num ângulo aproximado de 310 graus e a uma distância de 1.385m; daí, em linha reta até o marco I, num ângulo aproximado de 25 graus e a uma distância de 1.565m."
Esse é o conteúdo do texto do projeto-de-lei de autoria do então prefeito Abel Belarmino de Amorim Filho.
MP Eleitoral: entidades religiosas do RN não devem se envolver em propaganda política nas Eleições de 2022
Recomendação reforça que a prática de campanha eleitoral em templos religiosos é vedada pela legislação
quinta-feira, 28 de julho de 2022
Almino Afonso/RN: Eleições 2022
Nas eleições gerais (2018), 69 candidatos(as) a deputado(a) estadual tiveram votos em Almino Afonso/RN. Os quatro primeiros foram:
Dr. Bernardo Amorim, que obteve 2.107 votos, foi o mais votado; o então deputado Carlos Augusto Maia ficou em segundo lugar, com 590 votos; o terceiro mais votado foi o deputado Souza, que tirou 340 votos; e o deputado estadual Getúlio Rego, com 53 sufrágios, ficou em quarto lugar.
Este ano (2022), de acordo com conversas nas rodas políticas locais, Dr. Bernardo Amorim (PSDB), que é pai da atual prefeita do município, manterá à primeira posição, à segunda fica com Anax Vale (União Brasil), que tem o apoio de parte da oposição, essa liderada pelo vereador Júnior de Mourão (Republicanos), em terceiro lugar é o deputado estadual Getúlio Rego (PSDB), que tem o apoio do ex-candidato a prefeito Dr. Netinho (União Brasil) e da vereadora Souzinha (Republicanos) e no quarto lugar seria Jorge do Rosário (Avante), que tem o apoio do ex-prefeito Waldênio Amorim, que é irmão do deputado Bernardo Amorim.
Com raízes familiares em Almino Afonso/RN, cabo Tony (Solidariedade), que é vereador por Mossoró/RN, e o cantor Adeilton Silva (Avante) e Zeca (PSB), que são naturais de Almino Afonso/RN, todos pré-candidatos a deputado estadual (2022), também terão um número considerável de votos em Almino Afonso/RN.
segunda-feira, 25 de julho de 2022
sexta-feira, 22 de julho de 2022
Almino Afonso/RN está de luto com a morte da educadora Raimunda Nunes Alves
Raimunda Nunes Alves
A educação do Município de Almino Afonso/RN está de luto com a morte de Raimunda Nunes Alves (67 anos de idade), ocorrida nesta sexta-feira (22/07/2022).
Raimunda de Chico Caboclo, como era conhecida, foi professora e servidora da Câmara Municipal de Almino Afonso/RN. Era viúva do ex-vereador Francisco Alves da Silva (Chico Caboclo) e irmã do atual vereador Quinquinho de Tamin.
Além de suas atividades profissionais e dedicação à sua família, ela era também membro do apostolado da oração da paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
O Velório está acontecendo em sua residência, na Rua Cícero Vicente, no centro da cidade de Almino Afonso/RN. O sepultamento será amanhã (23/07/2022). O cortejo sairá as 8h para a Igreja Matriz.
Nossos sentimentos aos familiares.
terça-feira, 19 de julho de 2022
Ex-candidata à prefeita pelo município de Rafael Godeiro/RN é apresentada pelo PCdoB como segunda suplente de senadora
Com a presença do vice-governador do RN, Antenor Roberto, de dirigentes do Comitê Estadual do partido e do pré-canditado à senador, Carlos Eduardo, o PCdoB/RN apresentou, nesta terça-feira, 19, em Parnamirim/RN, a pré-candidata a segunda suplência na chapa majoritária para as eleições de outubro próximo, ANA SUFIA.
Bacharel em direito, Juíza de Paz, Escrevente Cartorial em Parnamirim/RN e filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 2003, Ana Sufia é natural de Patu/RN, disputou as eleições municipais em Rafael Godeiro/RN, em 2004, perdendo por apenas 92 votos.
Ao disponibilizar seu nome para compor a chapa majoritária, formada pelos partidos da Federação Partidária no Rio Grande do Norte (PT/PCdoB/PV), ANA SUFIA nos honra e orgulha.
Nas falas dos presentes à mesa, vimos o entusiasmo e a disposição em construir essa vitória, juntamente com as nossas pré-candidaturas estaduais e federais.
Vamos à luta!
Divanilton - presidente do Comitê Estadual do PCdoB/RN.
Dados do TSE mostram que as mulheres são maioria no eleitorado de Almino Afonso/RN
De acordo com dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o município de Almino Afonso/RN tem 5.191 eleitores(as) aptos(as) a votar nas eleições deste ano (2022). Desse total, também de acordo com o TSE, 2.657 (51,18%) são mulheres e 2.534 (48,82%) são homens.
Sendo assim, Almino Afonso/RN que é o 105º colégio eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, tem 123 mulheres a mais do que homens, aptas a votar no pleito de outubro.
sexta-feira, 15 de julho de 2022
Alminoafonsense pede ajuda
quinta-feira, 14 de julho de 2022
Almino Afonso/RN: Falta a parte da prefeitura
O abastecimento d'água da cidade de Almino Afonso/RN teve que ser interrompido devido a um vazamento na tubulação existente na Rua Bonifácio Lopes, no centro da cidade.
Para o conserto, a CAERN teve que interditar o local para escavar e localizar o cano furado.
Se não bastasse o breve incômodo ocasionado à população, esse pela suspensão do fornecimento d'água até o conserto do problema, às pessoas que transitam por aquele local, principalmente às residentes próximas ao "buraco", estão reclamando.
A CAERN informou que a responsabilidade agora é da Prefeitura Municipal.
Câmara Municipal de Almino Afonso/RN em parceria com a FECAM/RN e ITEP/RN passa a emitir Carteira de Identidade
Buscando aumentar a capacidade de emissão de documentos de identidades e facilitar à busca desse serviço por parte da população, que o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) vem trabalhando, isso desde fevereiro de 2021, em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN (FECAM/RN).
Desde então, o ITEP/RN tem feito treinamentos com servidores de inúmeros municípios para que eles estejam capacitados para realizar a emissão de identidades, que acontece de acordo com a capacidade de cada Câmara Municipal. “É uma forma que encontramos para expandir esse serviço, que acabava ficando concentrado apenas nas Centrais do Cidadão. Com a demanda reprimida por causa da pandemia, quando tivemos que fechar esses atendimentos por um período e retornar com capacidade reduzida, essa parceria veio em um bom momento”, destacou o diretor do ITEP/RN, Marcos Brandão.
Com o acordo, a Câmara Municipal de Almino Afonso/RN, que é filiada à FECAM/RN, aderiu a tão importante serviço.
O cidadão poderá agendar o atendimento na sede da Câmara Municipal de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h.
Às pessoas com o benefício da isenção do pagamento para a emissão da identidade são:- Qualquer pessoa que faça a solicitação da 1ª via;- Idosos com 60 anos ou mais;- Pessoas cadastradas no programa Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família) do Governo Federal ou com renda de até R$ 210,00 (duzentos e dez reais);- Pessoas que foram vítimas de furto com o B.O. em mãos no prazo de até 30 dias. Quem não tiver enquadrado em um desses critérios tem que pagar R$ 35,00 (trinta e cinco reais).
quarta-feira, 13 de julho de 2022
TSE divulga número de eleitores(as) do Município de Almino Afonso/RN
De acordo com dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), isso em julho de 2022, o total do eleitorado do Município de Almino Afonso/RN apto a votar no dia 02 de outubro deste ano (2022), é de 5.191 eleitores. No último pleito, ou seja, em 2020, eram 5.069 eleitores.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população estimada atualmente para o Município de Almino Afonso/RN é de 4.685 habitantes. Portanto, considerando essa estimativa, o município tem 506 eleitores(as) a mais do que habitantes.
terça-feira, 12 de julho de 2022
Almino Afonso/RN: "A culpa é sobretudo de cada voto, não apenas dos que estão à governar a cada quatro anos"
A prefeitura de Almino Afonso/RN e as omissões - falta de transparência - cometidas nas informações nos termos aditivos que alteram valores contratuais originais
Matérias publicadas no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 06/07/2022 (Edição 2816), sobre termos aditivos que alteram valores contratuais feitos pela Prefeitura de Almino Afonso/RN, só mostram os valores originais, ou seja, não aparecem mais as importâncias aumentadas como nas publicações anteriores.
A seguir uma dessas publicações feitas no dia 18 de maio de 2018:
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 12.085,43 (doze mil, oitenta e cinco reais e quarenta e três centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93, passando o Contrato a ter o valor total de R$ 74.062,01(setenta e quatro mil, sessenta e dois reais e um centavo).
A seguir, também, algumas das publicações feitas posteriormente, ou seja, a partir de 06 de julho de 2022, onde mostram que as partes que se referem ao complemento "passando o Contrato a ter o valor total de R$..." foram retiradas.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 13.708,94 (treze mil, setecentos e oito reais e noventa e quatro centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 12.982,14 (doze mil, novecentos e oitenta e dois reais e quatorze centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 5.446,19 (cinco mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e dezenove centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 51.663,36 (cinquenta e um mil, seiscentos e sessenta e três reais e trinta e seis centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 121.144,52 (cento e vinte e um mil, cento e quarenta e quatro reais e cinquenta e dois centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 2.342,90 (dois mil, trezentos e quarenta e dois reais e noventa centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 6.986,51 (seis mil, novecentos e oitenta e seis reais e cinquenta e um centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 53.252,37 (cinquenta e três mil, duzentos e cinquenta e dois reais e trinta e sete centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93.
O presente Termo Aditivo objetiva a alteração contratual no valor de R$ 5.892,94 (cinco mil, oitocentos e noventa e dois reais e noventa e quatro centavos), nos termos do art. 65, inciso I, alínea 'b', e $ 1º, da Lei Federal nº 8.666/93).
Com a palavra à Câmara Municipal, o MPRN e o TCE/RN.