sábado, 19 de dezembro de 2020

Composição da Câmara Municipal de Almino Afonso/RN poderá ser mudada

Assim como está ocorrendo em outros municípios, ou seja, vários partidos políticos estão recorrendo à justiça eleitoral contra as candidaturas "laranjas", em Almino Afonso/RN, também, poderá acontecer o mesmo. 

A chapa de vereadores (proporcional) do MDB em Almino Afonso/RN, isso de acordo com o TSE (Divulgação de Candidaturas e Contas), registrou 13 candidatos(as), sendo 4 mulheres e 9 homens. Com isso, de acordo com a legislação eleitoral ora em vigor, a cota de gênero (que prevê a reserva de pelo menos 30% das candidaturas às mulheres nas eleições proporcionais) ficou preenchida. 

Porém, já existe decisão judicial transitada em julgado de que votação inexpressiva, a não realização de campanha e prestação de contas zerada, são provas da ocorrência de fraude à cota de gênero. Em Almino Afonso/RN, Drª Bia - que é filha do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim -, por exemplo, obteve apenas 1 voto, não teve gastos e tampouco receita, prova disso está na prestação de contas zerada. Outras duas candidatas - Cynara de Nô (2 votos) e Zezé (4 votos) - também, a exemplo de Drª Bia, não fizeram campanha, não tiveram receitas e despesas e  suas prestações de contas também estão zeradas. 

Portanto, a chapa do MDB poderá ser cassada e com isso serão feitos novos cálculos e o quociente eleitoral, que hoje é de 499 votos, poderá mudar e assim mudar a nova composição da Câmara Municipal.

Quanto a chapa de prefeito(a) da coligação "ALMINO AFONSO EM BOAS MÃOS" (MDB/PSDB), que tem Drª Jéssica Amorim (prefeita) e Alvanilson Calos (vice-prefeito), também vai responder a possíveis irregularidades cometidas durante o período eleitoral. Aguardemos!

Drª Jéssica também é filha do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim.