sábado, 22 de agosto de 2020

Os "Abéis" e suas vitórias políticas

Abel Belarmino de Amorim ("Abel Velho")

Abel Belarmino de Amorim nasceu no Sítio Poço, no município de Almino Afonso-RN, em 09 de junho de 1931 e faleceu em 20 de dezembro de 2004. Era filho do senhor Francisco Belarmino de Melo (Chico Belo) e da senhora Joana Nunes de Amorim e foi casado com a senhora Geralcina Carlos de Castro (Gelça Carlos). Cursou até o terceiro ano primário, e desenvolveu as profissões de agricultor, pedreiro e motorista.

Concorreu ao cargo de prefeito de Almino Afonso-RN na eleição que se realizou no dia 24 de janeiro de 1965, na qual obteve 878 (oitocentos e setenta e oito) votos, e o candidato a vice-prefeito que o apoiou, o senhor José Carlos de Andrade Filho (Nego Zé), obteve 735 (setecentos e trinta e cinco) votos. Dois outros candidatos concorreram ao cargo de prefeito: o Senhor Felinto de Paiva Gadelha, que contou com o voto de 452 (quatrocentos e cinqüenta e dois) eleitores e teve o apoio do senhor José Carlos de Amorim, candidato a vice-prefeito, votado por 488 (quatrocentos e oitenta e oito) eleitores; o terceiro concorrente foi o senhor Nestor Rodrigues de Oliveira, que obteve 180 (cento e oitenta) votos e contou com o apoio do senhor Severino Ramos, candidato a vice-prefeito, o qual recebeu o voto de 291 (duzentos e noventa e um) eleitores.

Eleitos, os senhores Abel Belarmino de Amorim e José Carlos de Andrade Filho foram empossados no dia 31 de janeiro de 1965, sete dias depois do pleito, e cumpriram seus mandatos até 30 de janeiro de 1970.


Na foto:

Ludmila Amorim - é neta de "Abel Velho" e atualmente está em seu segundo mandato como prefeita do Município de Rafael Godeiro/RN.

Gelça Carlos - é viúva de "Abel Velho", foi vereadora e prefeita do Município de Almino Afonso/RN;  

Dr. Abel Filho - é filho de "Abel Velho", foi  prefeito de Almino Afonso/RN e três vezes prefeito de Rafael Godeiro/RN);

Dr. Bernardo Amorim - é filho de "Abel Velho", foi prefeito de Almino Afonso/RN por 02 mandatos e atualmente é deputado estadual pelo Estado do Rio Grande do Norte;

Lawrence Amorim - é neto de "Abel Velho", foi prefeito de Almino Afonso/RN por dois mandatos e atualmente é primeiro suplente de deputado federal;

Waldênio Amorim - é filho de "Abel Velho", atualmente é prefeito de Almino Afonso/RN e pré-candidato a reeleição.  
Agora Almino Afonso Informa: Ribana Fiala Nascimento de Medeiros ...
Ribana Fiala Nascimento

Ribana Fiala Nascimento - é ex-nora de "Abel Velho", também foi prefeita de Almino Afonso/RN. 

Por fim, somando-se a esses mandatos o de vice-prefeito de "Abel Velho" - o mesmo foi vice de Dr. Zé Fernandes por seis anos - e terminados os de Ludmila, Waldênio e do deputado estadual Dr. Bernardo, a família do "Velho Abel" atingirá 71 anos de poder.