sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Lei que cria marco do local de nascimento de Almino Álvares Affonso comete omissões

Almino Álvares Affonso

*17/04/1840 (sítio Coroatá)
+13/02/1899 (Fortaleza-CE)

Foi sancionada pela prefeita de Almino Afonso-RN, e publicada no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, hoje (24/10/2025), a Lei Municipal nº 600/2025, que cria e institui o Marco onde nasceu Almino Álvares Affonso, no Sítio Coroatá, zona rural do município.

A lei prevê a instalação de uma placa de metal medindo 50x60 cm, com os seguintes dizeres:

“Sítio Coroatá – Aqui nasceu ALMINO ÁLVARES AFFONSO (1840–1899) – Advogado, professor, poeta, jornalista, tribuno da abolição”.

O monumento deverá ser fixado sobre um bloco de granito da região, simbolizando a resistência do povo e a importância do calcário na formação econômica do povoado de Caieira, origem da cidade.

A iniciativa é válida e necessária, por reconhecer oficialmente o local de nascimento de um dos maiores nomes da história política e intelectual do Rio Grande do Norte e do Brasil. Contudo, a homenagem comete algumas omissões, já que o texto da placa deixa de mencionar outros aspectos fundamentais da trajetória de Almino Álvares Affonso.

Logo após concluir o curso de Direito, Almino Affonso foi nomeado promotor de Justiça da Comarca de Pombal, na Paraíba, cargo em que se destacou pela firmeza e coragem ao denunciar os crimes cometidos por Jesuíno Brilhante. Mais tarde, radicado em Manaus-AM, exerceu importantes funções públicas, sendo presidente da Câmara Municipal de Manaus, deputado federal constituinte em 1891 e, posteriormente, senador da República, cargo que ocupava quando faleceu, em 13 de fevereiro de 1899.

Diante disso, seria justo e oportuno que o texto da placa também reconhecesse Almino Álvares Affonso como promotor de Justiça e político, ressaltando o caráter multifacetado de sua vida pública - marcada pela defesa da liberdade, da educação e da justiça social.

Além do Marco no Sítio Coroatá, sugerimos que uma herma (busto) do ilustre alminoafonsense seja instalada na entrada da cidade, no canteiro próximo ao pórtico da Rua Severino Lopes, de modo a dar visibilidade permanente à memória daquele que dá nome ao município e que honrou suas origens sertanejas com uma trajetória de grandeza nacional.

Foto: Câmara dos deputados/RJ - 1891.