Uma torre de internet (fotos) está sendo instalada por uma empresa privada ao lado de um polo de academia pública municipal na rua Maria Nunes, no bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), em Almino Afonso-RN, e o caso tem causado preocupação entre os moradores.
A principal queixa é que a torre ocupa uma área que poderia ser usada futuramente para ampliar a academia.
“A academia é importante para a saúde do povo. E se mais na frente quiserem ampliar? Agora, com essa torre, não vai ter espaço”, comentou uma moradora.
Além disso, há questionamentos sobre a legalidade da instalação. Pela legislação, o uso de um bem público por uma empresa privada só pode ocorrer com autorização legal, geralmente por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores. Não há informações se esse processo foi seguido pela Prefeitura.
“Não somos contra a internet. Sabemos que esse serviço é importante, mas o que está em jogo aqui é o respeito à comunidade, ao patrimônio público e à legalidade do processo”, comentou outro morador.
Moradores sugerem que a torre seja colocada em outro local, onde não atrapalhe o uso comunitário. Os vereadores devem apurar a situação e cobrar explicações da Prefeitura sobre como essa decisão foi tomada.