terça-feira, 8 de julho de 2025

Fedentina no abatedouro público de Almino Afonso-RN é confirmada por inspeção e promotoria de justiça determina providências

Vereadores Waguinho, Júnior de Mourão e moradores da rua Luiza Carlos, na Câmara Municipal de Almino Afonso-RN

Após reiteradas reclamações de moradores da rua Luiza Carlos, no bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), a situação (fedor) do Abatedouro Público Municipal de Almino Afonso-RN foi oficialmente confirmada por uma inspeção técnica determinada pelo Ministério Público.

Tudo começou quando o vereador Júnior de Mourão, atendendo a um pedido de um morador da rua onde funciona o abatedouro, usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar a fedentina causada pelo extravasamento de uma fossa do abatedouro interligada a um esgoto a céu aberto. Mesmo com as críticas recebidas, inclusive do responsável pelo abatedouro, Civan, que negou os fatos em sessão seguinte, o vereador Waguinho reforçou a denúncia, levando moradores à Câmara para relatar o mau cheiro insuportável.

A pressão surtiu efeito. O Ministério Público determinou a inspeção no local e foram confirmadas diversas irregularidades, como extravasamento de efluentes, descarte incorreto de sangue e vísceras, ausência de documentação técnica obrigatória, possível falta de licenciamento ambiental e autorização para lançamento de resíduos.

Diante do cenário, o MP recomendou correções imediatas, regularização do sistema e providências por parte da prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB). Com isso, as denúncias dos vereadores e da população foram confirmadas, evidenciando a urgência de ações efetivas para solucionar o problema.