Partes do trecho que liga o IPE à BR 226
Caminhar exige não apenas disposição, mas também atenção à segurança. Em Almino Afonso-RN, muitas pessoas têm o hábito de fazer suas caminhadas no trecho da pista que liga o bairro Maroca Carlos (IPE) à BR-226. No entanto, esse trajeto representa sérios riscos.
O trecho em questão não possui acostamento. Quando veículos se cruzam ou realizam ultrapassagens, não sobra espaço lateral, o que coloca pedestres em situação de perigo extremo. O perigo se intensifica, ainda mais, durante a noite, devido à ausência total de iluminação pública.
Mesmo conhecendo essa realidade, muitas pessoas insistem em caminhar nesse local, colocando suas vidas em risco. É por isso que fazemos este alerta, ou seja, é preciso repensar a escolha do trajeto.
Pensando no bem-estar e na preservação da saúde dessas pessoas, sugerimos as seguintes alternativas:
As passarelas na entrada da cidade, na rua Severino Lopes, a partir do pórtico, e a parede do Açude Público Lauro Maia, no bairro Francisco Godeiro Carlos (Açude).
Para tornar esses espaços mais seguros para a prática dessa atividade, é necessário uma iluminação adequada e, no caso da parede do açude, é preciso interditar a passagem de veículos. Ou seja, nos horários reservados para as caminhadas, os motoristas podem utilizar a via inferior (em frente à parede), enquanto a parte superior ficaria reservada para os pedestres. Para isso é necessário que a prefeitura faça essas melhorias, haja vista as vias serem públicas.
A promoção da saúde por meio da atividade física é fundamental, mas não pode vir acompanhada de risco de vida. É necessário que cada cidadão tenha consciência dos perigos e opte por locais que ofereçam ao menos o mínimo de segurança.
Caminhe com responsabilidade!