Açougue Público de Almino Afonso-RN
Porta de entrada do Açougue Público de Almino Afonso-RN
Parte interna do açougue
Na sessão ordinária realizada na última sexta-feira (28/03/2025), na Câmara Municipal de Almino Afonso-RN, em pronunciamento feito na Tribuna Popular, o Senhor Alcivan (Civan), que é coordenador do Abatedouro Público Municipal de Almino Afonso-RN, ao se referir a uma crítica feita pelo vereador Júnior de Mourão, a respeito da fedentina ali existente, reconheceu que realmente existe, só que não em grande proporção (intensidade). Disse também que a fossa lá existente não é a céu aberto, afirmação que teve a concordância do presidente daquela Casa de Leis, Assis Neto.
Por fim, Civan pediu para que os vereadores, ao fazerem suas críticas, olhassem para os dois lados da moeda.
Sempre muito atento ao que acontece no município de Almino Afonso-RN e, principalmente, aos assuntos debatidos na Câmara Municipal, o vereador Kinkim de Taminho, referindo-se ao pronunciamento feito pelo coordenador a respeito da higiene do abatedouro, disse que de nada adiantava a higiene no abate dos animais se onde essas carnes são comercializadas (vendidas) não cumprissem as normas de higiene determinadas pelos órgãos de saúde responsáveis. Como exemplo disso, o vereador citou a total falta de higiene do Açougue Público Municipal, que é o principal ponto de vendas desses produtos (carnes) no município.
Pior, além da sujeira ali existente, Kinkim afirmou que as moscas que sentam nas carnes ali vendidas são combatidas com inseticidas aplicados diretamente na carne, e citou que para isso ali estão usando "Baygon". Denunciou o vereador, mostrando assim o lado "esquecido" por Civan.
"O inseticida Baygon pode causar intoxicação aguda, que pode levar a náuseas, vômitos, tonturas, desorientação, dificuldade respiratória, diarreia, sudorese e salivação excessiva. Em casos mais graves, pode levar a coma e morte."