O número de eleitores (as) decepcionados (as) com seus representantes nos poderes executivo e legislativo do município de Almino Afonso/RN a cada ano aumenta consideravelmente. Nas eleições deste ano, por exemplo, com a desistência da prefeita, isso até o momento, de um vereador, uma vereadora e de dois suplentes (primeiros suplentes), de disputarem o pleito, deixa claro que essa situação (decepção) também chegou aos próprios políticos.
Nas eleições de 2020, em Almino Afonso/RN foram 26 candidatos a vereador (17 homens e 09 mulheres) e 03 candidatos a prefeito (01 mulher e 02 homens). Quanto aos concorrentes às 09 vagas de vereador (a) este ano, até o momento, apenas 14 nomes estão confirmados (04 mulheres e 10 homens), desses, uma mulher e 06 homens concorrerão à reeleição.
Confirmada à desistência da prefeita, que é filha do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, o nome mais provável para disputar com à pré-candidata pela oposição, à professora Leyna Evangelista, esposa do vereador Júnior de Morão, é o ex-secretário de saúde do município Carlos George, que é filho de Enock de "Abel Velho".