domingo, 12 de maio de 2024

Seis vereadores (as) que apoiam à prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB) de Almino Afonso/RN podem perder seus mandatos e ficarem inelegíveis

Sede da Câmara Municipal de Almino Afonso/RN

A eleição de 2020 para vereador de Almino Afonso/RN  pode sofrer uma reviravolta caso a suspeita de 3 (três) candidaturas supostamente laranjas sejam confirmadas pela Justiça Eleitoral. O partido investigado é o MDB, que é o responsável por essas candidaturas  para cumprir a cota das mulheres. Prova disso são as votações inexpressivas, a não participação dos atos de campanha e a não declaração de gastos em suas prestações de contas. 

Por essa legenda foram eleitos (as) à prefeita Dra. Jéssica Amorim, à vereadora Aldi Carlos e os vereadores Celinho de Ednaldo, Godeiro de Zé Hildo, Dodó, Juninho de Zé Aderson e Assis Neto. 

Esse tipo de crime eleitoral não é incomum no Brasil. Em Martins/RN, por exemplo, seis vereadores perderam seus mandatos, caso semelhante também ocorreu no município de Mossoró/RN, quando a vereadora Larissa Rosado e mais dois vereadores foram cassados pelo mesmo motivo. 

Em caso de cassação da chapa, os votos devem ser recalculados pela Justiça Eleitoral e as vagas redistribuídas entre os outros partidos em situação legal, ou seja, serão diplomados e empossados: Neném de Damião, Rubinho, Dr. Jair, Marquinhos de Dé, Cleilson Carlos (O Bode) e Juninho do Exu.

A questão que vem tramitando há muito tempo, depois das decisões do TRE/RN, TSE e STF, retornou para o Cartório Eleitoral de Patu/RN.

Por fim, além do risco de serem cassados, os envolvidos podem ficar inelegíveis por oito anos.

Aguardemos!