terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Chuva com grannizo e ventos fortes na zona rural de Almino Afonso/RN assusta agricultores (as)

Ontem (29/01/2024), uma chuva com granizo e ventos fortes assustou moradores (as) dos Sítios Poço e Deserto na Zona Rural do Município de Almino Afonso/RN.   
 

As fotos acima mostram árvores caídas e o teto de uma casa atingida pela ventania no Sítio Poço.  

"O granizo é formado no interior de uma nuvem, e isso ocorre pela ação das correntes ascendentes que circulam no interior dessa estrutura. As gotículas de água, material de que as nuvens são constituídas, são carregadas para as porções mais elevadas da nuvem através de uma corrente de ar ascendente.

Nessas áreas, a temperatura é muito mais baixa do que na base, ficando abaixo de zero (em média -40 ºC). Isso faz com que a gotícula se solidifique e inicie seu movimento descendente, entrando em contato com outras gotas de água líquida nesse seu caminho. Ela é então carregada novamente para cima pelas correntes de ar, e a água com a qual ela colidiu forma uma nova camada de gelo ao redor da primeira.

O granizo vai se tornando maior e mais pesado com o tempo, o que varia conforme o número de vezes que ele chegou até a porção mais alta da nuvem impulsionado pelas correntes ascendentes e o seu deslocamento, de forma geral, no interior dessas estruturas. O movimento de subida e descida dentro das nuvens se repete até o ponto em que a pedra de gelo se torna pesada demais para ser novamente carregada para o alto pelas correntes de ar. Nesse momento, ocorre a precipitação, ou seja, o granizo cai na superfície terrestre."