O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na histórica Serra do Lima, em Patu, vai ganhar novas atrações para consolidar o turismo religioso católico na cidade do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O prefeito Rivelino Câmara anunciou a construção da Via Sacra dentro do projeto de estruturação do complexo religioso.
Com investimento da ordem de R$ 800 mil, a Via Sacra terá uma reconstituição perfeita pelas mãos do artista plástico Félix Sampaio, da Bahia/BA. Neste fim de semana, Sampaio esteve em Patu para conhecer toda a estrutura do Santuário do Lima e apresentar o projeto.
O artista plástico é uma referência no Nordeste na arte de reproduzir imagens sacras. Foi ele que definiu os traços e edificação da Via Sacra em cidades religiosas da Bahia, como Nazaré e Esplanada, esta última bastante visitada no período da semana Santa.
O prefeito Rivelino conheceu o trabalho de Félix Sampaio e o convidou para a missão em Patu. O artista aceitou o convite e definiu que todo o projeto do empreendimento religioso ficará pronto em menos de um ano. “A nossa previsão é iniciar as obras agora em setembro para inaugurá-la em abril de 2024”, disse Rivelino.
Além da Via Sacra, a gestão municipal está investindo em outras obras que irão consolidar o complexo do Santuário do Lima, contemplado com calçadão e iluminação. Na área da barragem, será construída uma praça com réplica da primeira capela de Nossa Senhora dos Impossíveis. Ainda está contemplado a estrutura da rampa, mirante e restaurante.
“A Via Sacra é uma obra importantíssima para consolidar o complexo turístico religioso católico de Patu. Vamos investir recursos próprios, com a responsabilidade de elevar o turismo religioso como um vetor da nossa economia”, disse Rivelino em entrevista ao Jornal de Fato.
O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, além de ter sido eleito como uma das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte, vem recebendo um conceito de excelência em turismo religioso pelos mais conceituados órgãos públicos e agências de turismo em todo o mundo. É levado em conta o fator organizacional da gestão do Santuário, principalmente, na infraestrutura oferecida aos visitantes, com hospedagem, restaurantes, banhos, casa de apoio aos milagres e a beleza natural da própria Serra do Lima.
A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora. Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus.
Por isso mesmo, sua prática é muito recomendada pelos Sumos Pontífices como tentativa de provocar uma reflexão valorosa sobre a Paixão de Cristo e demonstrar o poder da Igreja Católica no tocante às questões espirituais.
DeFato.com