A Câmara Municipal de Almino Afonso/RN conquistou nota máxima em transparência nos gastos públicos. Avaliado pelo laboratório de ciência de dados do Ministério Público do RN (MPRN), o Portal da Transparência da Casa obteve a nota de 1.300 pontos, em monitoramento permanente do Sistema CONFÚCIO. Para o presidente Regicelio Oliveira essa conquista reforça o compromisso, responsabilidade e zelo com recurso público da sua Gestão, sendo administrada de forma transparente e efetiva.
Com pouco tempo à frente da gestão da casa legislativa, o atual presidente contou com o trabalho já iniciado e desenvolvido na gestão anterior (2021/2022) pelo então presidente Francisco Godeiro Carlos Neto, o qual culminou na conquista ora apresentada, conquista esta que deve ser enaltecida diante de todas as dificuldades encontradas quando se trata de municípios de pequeno porte.
Sobre o Confúcio, é válido mencionar que o mesmo é desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN e avalia os 167 municípios do Estado, de forma diária e automatizada. O Portal da Transparência da Câmara de Almino Afonso/RN foi aprovado nos oito quesitos aferidos.
Cada critério é medido de 0 a 100, 200 ou 500 pontos. Ao avaliar a Qualidade do Gasto Público, por exemplo, o Sistema Confúcio considera dados como empenho, pagamento e liquidação; a Qualidade da Compra, o detalhamento de informações sobre aquisição de bens ou serviços.
O presidente da Câmara, Regicelio Oliveira, destaca o salto qualitativo da Casa em matéria de transparência, este ano. E se prontifica a continuar com uma gestão limpa e transparente para que toda a população tenha acesso ao trabalho e desempenho que vem sendo realizado na casa legislativa de Almino Afonso/RN.