sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Justiça Eleitoral: Partido que usar candidatas laranjas terá grande prejuízo, diz Moraes

EM 1ª SESSÃO NA PRESIDÊNCIA DO TSE, MORAES DIZ QUE PARTIDOS QUE USAREM CANDIDATAS LARANJAS TERÃO 'PREJUÍZO MUITO GRANDE'
 
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral  
(TSE), ministro Alexandre de Moraes (foto), afirmou nesta quinta-feira (18) que a Justiça Eleitoral não vai permitir candidaturas laranjas de mulheres para driblar a cota mínima de gênero nas eleições deste ano. Ele afirmou que o partido que fizer isso terá prejuízo "muito grande".

A lei definiu um mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada gênero. Ou seja, cada partido precisa ter, no mínimo, 30% de candidatas mulheres. Só que, já na eleição passada, houve denúncias de partidos que candidataram mulheres que não concorreram de fato, só para preencher o número mínimo.

Moraes deu a declaração durante a sessão desta manhã no tribunal, a primeira dele na presidência do TSE.

“É importante demonstrar que a Justiça Eleitoral não irá permitir candidaturas laranjas simplesmente para fingir que as mulheres estão sendo candidatas”, afirmou o ministro.

“Candidaturas laranjas serão declaradas irregulares, nulas, com a nulidade da chapa inteira”, alertou.

“Ou seja, o prejuízo para o partido que incentivar candidaturas laranjas será muito grande”, completou Moraes.

Segundo o ministro, é “importante que os partidos deem todo o apoio necessário e legal às candidaturas das mulheres para que possamos ter um equilíbrio maior da participação de gênero em todos os segmentos da política nacional”.

Histórico

Em 2019, o TSE decidiu pela primeira vez que candidaturas de laranjas, feitas para fraudar a cota mínima de mulheres, devem levar à cassação de toda a coligação.

A decisão foi tomada no julgamento de um caso do interior do Piauí, em que seis vereadores perderam o mandato acusados de usar essa tática.

Julgamento desta quinta

O TSE julgou nesta quinta recurso de vereadores da cidade de Porto Real do Colégio (AL) que foram acusados de fraude à cota de gênero ao utilizarem de suposta candidatura feminina fictícia.

O ministro Carlos Horbach, relator do caso, disse que nenhum ato de campanha pelas candidatas foi comprovado.

Ele votou a favor de anular todos os votos recebidos pelo partido e cassar o diploma dos candidatos. O voto foi seguido por unanimidade.

“Caracterizado o ato ilícito, as consequências implicam a cassação do mandato dos eleitos e dos diplomas dos suplentes e não eleitos e declaração de inelegibilidade dos envolvidos na fraude”, afirmou o relator.

Foto: Reprodução/YouTube
Fonte: G1
Por Rosanne D'Agostino, g1 — Brasília

Em Martins/RN foram cassados seis vereadores. Ação semelhante de Almino Afonso/RN aguarda o trânsito em julgado.