quarta-feira, 25 de maio de 2022

Obras de recuperação da barragem de Lucrécia/RN foram iniciadas na última sexta-feira (20)


O Consórcio EIT/Encalso, empresa contratada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, iniciou na última sextafeira (20) as obras de recuperação da barragem de Lucrécia, município de quatro mil habitantes localizado na região do Alto Oeste potiguar. O Consórcio QS Oiticica é a empresa responsável pela supervisão da obra. 

No ano de 2019, foi identificado um indicativo de instabilidade nas paredes da barragem após visita realizada por especialistas do Painel de Segurança de Barragens. Com a obra de recuperação, a instabilidade nos dois barramentos será resolvida para a segurança de toda a população.

Superfície plana do topo da barragem de Lucrécia/RN

A empresa construtora começou as instalações no município no início do mês de maio de 2022. De lá pra cá, alguns procedimentos foram realizados com o objetivo de iniciar as obras dentro dos prazos estabelecidos. 

Entre os serviços, destacam-se as perfurações no canal do sangradouro, implantação de marcos de superfície, limpeza de talude de jusante (superfície inclinada da barragem), detonação com uso de explosivos e execução do canteiro de obras.

Decapagem de maciço rochoso para detonação
Carregamento de explosivos para detonação

Na última sexta-feira (20), uma detonação foi realizada para fazer uma abertura no canal do sangradouro. Antes do procedimento ser feito, uma área máxima de segurança foi isolada durante todo o processo de abertura e diversas ações de comunicação foram realizadas nos dias que antecederam a intervenção para informar a população. Tanto a empresa construtora quanto a empresa supervisora tiveram o cuidado de retirar todos os moradores mais próximos da área. 

Detonação

O Consórcio EIT/Encalso destaca que, das 50 casas que tiveram de ser isoladas, apenas três foram atingidas por pedras arremessadas durante a detonação, e que essas três residências estavam mais próximas do local. Sendo assim, essas afetações já eram previstas pela empresa construtora. O Consórcio EIT/Encalso entrou em contato com as famílias e já começou os reparos nas três casas atingidas, sem prejuízo algum para os proprietários.

Canais de comunicação: Telefone: (84) 3429 – 2311 E-mail: divaldojunior@eit.com.br