Queridos amigos e amigas, | A humanidade está falhando em deter a crise climática. A situação agora é mais do que urgente -- o planeta grita por ajuda. Neste momento, líderes mundiais estão se reunindo para realizar discussões históricas sobre o clima -- mas promessas sem ações reais não são mais suficientes. Precisamos de líderes ousados e visionários que façam de uma vez por todas o que é necessário para nos tirar desse abismo. Participarei das conversas ao lado de jovens lideranças inspiradoras como Vanessa Nakate e Dominika Lasota. Vamos nos encontrar pessoalmente com dezenas de representantes de vários governos -- é a oportunidade perfeita para fazer um grande apelo para que ajam com urgência.
Aos líderes mundiais,"Traição". É assim que os jovens de todo o mundo descrevem o fracasso dos nossos governos em reduzir as emissões de carbono. E não é surpresa nenhuma. Estamos catastroficamente longe da meta decisiva de limitar o aquecimento global a 1,5°C, e ainda assim governos de todo o mundo continuam a intensificar a crise, gastando bilhões de dólares em combustíveis fósseis. Não é mais um cenário hipotético. A Terra está em situação de emergência. Milhões vão sofrer à medida que nosso planeta for devastado -- um futuro aterrador que será consequência das escolhas que vocês fizerem, ou que poderá ser evitado por elas. Vocês têm o poder de decidir. Como cidadãos do mundo, exigimos que encarem a emergência climática. Não no ano que vem. Não no mês que vem. Agora: - Mantenham a importante meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, com reduções imediatas, drásticas e anuais das emissões de carbono, como o mundo nunca antes viu.
- Encerrem imediatamente todos os investimentos em combustíveis fósseis, subsídios e novos projetos e impeçam novas operações de exploração e extração.
- Parem com a contabilidade "criativa" de emissões de carbono, publicando o total de emissões, incluindo todos os índices de consumo, cadeias de abastecimento, transportes aéreos e marítimos internacionais e a queima de biomassa.
- Entreguem os 100 bilhões de dólares prometidos aos países mais vulneráveis, com recursos adicionais para desastres climáticos.
- Estabeleçam políticas climáticas que protejam os trabalhadores e os mais vulneráveis e reduzam todas as formas de desigualdade.
Nós ainda podemos fazer isso. Ainda há tempo para evitar as piores consequências se estivermos preparados para mudar. Será preciso uma liderança visionária e determinada. E será preciso muita coragem -- mas saibam que, ao se posicionarem, bilhões de pessoas estarão com vocês. | |
Pode ser incrivelmente difícil manter viva a esperança diante da falta de ação. Mas minha esperança está nas pessoas -- nos milhões de nós que estão se levantando para salvar o futuro. Ela está em nossas marchas, em nossa determinação obstinada em continuar lutando e em nossas vozes trêmulas quando falamos a verdade àqueles que detêm poder. Minha esperança é arraigada na ação e alimentada pelo amor à humanidade e por nosso lindo planeta. É o que me mantém absolutamente convencida de que podemos fazer isto. E devemos fazer isto. Juntos. | Com enorme esperança,
Greta, da Suécia, com Vanessa, de Uganda, Dominika, da Polônia, Mitzi, das Filipinas, jovens ativistas de todo o mundo e todo o time da Avaaz. |
|
|
|