Comparando com boletins anteriores, constatamos que as mortes por Covid-19 e novos casos da doença continuam aumentando em nosso município.
A dedetização, como mostra a foto acima, é uma medida que a prefeitura local adotou para evitar a disseminação do vírus em alguns órgãos públicos da nossa cidade.
Porém, enquanto isso, o Hospital e Maternidade Abel Belarmino de Amorim, que é municipal (público), continua recebendo muitas pessoas de vários municípios para se submeterem a procedimentos cirúrgicos eletivos - procedimentos que podem ser adiados, ou seja, que não são de emergência nem de urgência - contrariando assim, determinações contidas nos decretos estaduais e municipais.
Com isso, as pessoas, principalmente as que se encontram no interior do hospital, correm um risco maior de serem contaminadas ou de contaminar. A mesma coisa também pode ocorrer entre as pessoas aqui residentes e as que acompanham esses(as) pacientes, pois essas ficam andando pela cidade à procura de outros serviços (alimentação, cópias de documentos etc).
As pessoas residentes em Almino Afonso/RN, também sem entender o que está acontecendo, perguntam: "A quem interessa isso? quem paga as despesas hospitalares e médicas? já que o hospital não é regional!"