sexta-feira, 24 de julho de 2020

O Sistema de Abastecimento D'água de Almino Afonso/RN está sucateado


Agora Almino Afonso Informa: Aviso da CAERN em Almino Afonso/RN
ETA (Estação de Tratamento D'Água) por trás da parede do açude

"O problema é no sistema sucateado de 40 (quarenta) anos! uma adutora de cimento amianto, que agora tá quebrando direto. E essa questão dos pontos altos também está relacionado ao tempo (40 anos). A realidade de quando o sistema foi feito é diferente de hoje... a cidade cresceu e não houve adaptação dos  sistemas. Portanto, os problemas que os consumidores tão passando no momento são consequências disso. 


Agora Almino Afonso Informa: Almino Afonso/RN: Voltando ao assunto ...
ETA (Estação de Tratamento D'Água) por trás da parede do açude

Aqui em Almino Afonso é como se fosse um pote, tem o centro que é baixo e tem as partes altas onde há um maior crescimento e o reservatório é o mesmo. Ficaram esses bairros mais altos praticamente a nível com o reservatório - Caixa D'água de Distribuição no Monte São José - e o número de ligações aumentaram, daí, a grande dificuldade de chegar água nas partes altas e o problema maior que tá ocasionando mais essas questões é essa adutora de cimento amianto, que agora mesmo quebrou sete vezes seguidas e agente conserta, liga, quebra; conserta, liga, quebra. Aí, quer dizer: as partes altas consequentemente sofrem mais... porque com pouco tempo que liga chega água nas partes baixas, aí, quando vai se aproximando a chegar água nas partes altas, o cano da adutora quebra novamente. 


Agora Almino Afonso Informa: Aviso da CAERN em Almino Afonso/RN
Caixa de Distribuição D'água no Monte São José

As soluções, portanto, são as construções de uma nova adutora e de outro reservatório de distribuição. Isso a partir da ETA (Estação de Tratamento D'água), que fica por trás da parede do açude - Açude Público Lauro Maia - e outro reservatório (Caixa D'água de Distribuição)   para abastecer as partes altas nos bairros do açude (Francisco Godeiro Carlos), Manoel Nascimento de Paiva e também o bairro Luiza Carlos, que fica na entrada da rua - entre o bairro Manoel Nascimento de Paiva e a BR 226." Esclarecimentos do escritório local da CAERN. 


Bairro Luiza Carlos

Agora, aos verdadeiros responsáveis às cobranças das soluções... Para isso, apelamos para que os políticos, principalmente àqueles que foram eleitos com os votos dos alminoafonsenses lutem por isso.  

Por fim, aqui, em outras oportunidades, já tínhamos relatado e cobrado soluções urgentes para esses problemas, principalmente no que diz respeito a substituição dos canos de cimento de amianto da adutora, pois esse material é causador de doenças cancerígenas.