Óbitos decorrentes de infecção pelo coronavírus deverão ter o sepultamento de forma imediata.
O prefeito de Almino Afonso/RN, Waldênio Amorim, publicou no Diário Oficial dos Municípios (DOM) da última quinta-feira (09), medidas restritivas a serem adotadas em procedimentos funerários realizados no município frente à pandemia do novo coronavírus. Até o momento, a cidade não registra morte por causa da doença.
De acordo com o decreto, as mortes não resultantes de Covid-19 deverão ter as cerimônias de despedidas com duração máxima de três horas, limitadas ao quantitativo máximo de dez pessoas ao mesmo tempo no local da cerimônia.
Segundo o texto, se o óbito tiver ocorrido no período noturno (entre 18h e 6h), o sepultamento deverá ocorrer até no máximo às 09h, para evitar aglomerações. Os óbitos decorrentes de infecção pelo coronavírus deverão ter o sepultamento de forma imediata, sem a realização de cerimônias de despedidas.
A determinação estabelece ainda que empresas funerárias deverão se abster de levar para as cerimônias de despedidas itens como bebedouros, cadeiras, vasilhames, barracas ou tendas de cobertura, para que se evite o compartilhamento de utensílios ou espaços.
AGORARN