quarta-feira, 11 de março de 2020

Presidente da Câmara de Almino Afonso/RN deixa o MDB depois de 22 anos

Júnior de Moura pediu desfiliação depois de 22 anos no MDB

O presidente da Câmara Municipal de Almino Afonso/RN, José Alves Pontes Filho, conhecido popularmente por “Júnior de Mourão”, deixou os quadros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que ele habitou por 22 anos ininterruptos.

Júnior de Mourão, que está cumprindo o terceiro mandato de vereador, apresentou o pedido de desfiliação partidária ao juiz eleitoral Valdir Flávio Lobo Maia, titular da 37ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Como o período é da “janela partidária”, o presidente da Câmara está amparado por lei, portanto, livre para buscar nova filiação, pela qual tentará renovar o mandato nas eleições deste ano.

Pedido de desfiliação de Júnior de Mourão à Justiça Eleitoral

A decisão de Júnior Mourão foi tomada em nome de um projeto político maior para o município de Almino Afonso/RN. Ele lidera a oposição e o projeto de candidatura a prefeito do Dr. Netinho, que vai enfrentar a tradicional família Abel, representada por duas pré-candidaturas, a do prefeito Waldênio Amorim (PSB) e de sua sobrinha Jéssica Amorim (MDB), filha do deputado estadual Bernardo Amorim (Avante).

O curioso é que Bernardo Amorim assumiu o comando do MDB local, mesmo sendo filiado ao Avante, partido que no âmbito estadual faz parte do governo Fátima Bezerra (PT), enquanto o MDB é da bancada de oposição. Ou seja, uma afronta à fidelidade político-ideológica.

Outra curiosidade é que Bernardo decidiu dividir a estrutura eleitoral do governismo local, representada pela família Abel, que lançou duas candidaturas. Na prática, se dividiram para somar contra a candidatura de Dr. Netinho.

A estratégia dos Abéis é consequência da força do projeto político da oposição que, pela primeira vez, depois de décadas, tem uma pré-candidatura com amplas possibilidades de vitória.

Dr. Netinho, um jovem que saiu de Almino Afonso/RN para se formar em Medicina, é visto pela população como a opção para mudar a política-administrativa do município. É com esse perfil que o jovem vai enfrentar as forças tradicionais de Almino Afonso/RN, que se sucedem no poder há mais de 30 anos.

DeFato.com - Blog do César Santos