sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Fiscais do CRO-RN interditam consultório odontológico de Centro de Saúde em Almino Afonso

Fiscais do CRO-RN interditam consultório odontológico de Centro de Saúde em Almino Afonso

A Fiscalização do CRO-RN realizou no período de 28 a 30 de janeiro/2020 visitas aos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Janduís, Messias Targino e Almino Afonso. quando foram fiscalizadas um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nove unidades básicas de saúde, com uma interdição ética num consultório odontológico.

A interdição aconteceu no Centro de Saúde Liberalina Maria da Conceição, localizado no sitio Coroatá, zona rural do município de Almino Afonso, onde o consultório apresentava vários problemas, como muito mofo e infiltração nas paredes, existência de apenas uma lixeira, ausência de saco para lixo hospitalar, insumos vencidos, instrumental com esterilização vencida, que são levados para lavagem em outra unidade.

Segundo os fiscais, no consultório existe apenas uma pia, sendo necessário a instalação de mais uma pia, ficando uma para lavagem das mãos e outra para lavar os instrumentais.

A sala do consultório apresenta piso com falhas em rejunto e cerâmica quebrada. No local que havia um ventilador existe um buraco que não foi reparado.

O banheiro dos funcionários do posto de saúde fica anexo ao consultório odontológico, com a porta para dentro da sala e ainda quebrada.

Os funcionários para usar o banheiro passam por dentro do consultório.

Segundo informações da equipe de Saúde Bucal, há um mês não tem atendimento.

A Fiscalização orientou a gestão a mudar a porta de acesso ao banheiro e que o mesmo seja isolado do consultório.

Os fiscais constataram que a unidade não tem estrutura adequada para fornecer atendimento à comunidade.

Diante da situação, o consultório odontológico foi interditado eticamente por não oferecer condições dignas e salubres para o trabalho dos profissionais e para o atendimento da comunidade.

Resultado de imagem para ubs em almino afonso rn

Na UBS José Francimar de Souza os fiscais observaram no consultório ausência de saco para lixo hospitalar e instrumentais com esterilização antiga e alguns sem a data, no que foi concedido um prazo de sete dias para resolver os problemas.

Resultado de imagem para ubs em almino afonso rn

No CEO, atualmente em reforma devido a muita infiltração e mofo em teto e paredes, que está sem atendimento à comunidade, os fiscais constataram lixeiras quebradas e falta de saco para lixo hospitalar.

Os fiscais solicitaram a gestão que fosse informado ao CRO-RN quando do retorno das atividades, bem como a relação dos profissionais que atuam na unidade.


Na visita a UBS Epaminondas Carlos de Andrade, a fiscalização do CRO-RN observou no consultório odontológico infiltração nas paredes, lâmpada queimada e com sujeira em volta, ausência de saco para lixo hospitalar e apenas uma lixeira com pedal, além de instrumentais guardados em depósitos plásticos, alguns pacotes sem data de esterilização, outros com data vencida e também alguns pacotes mal selados.

A esterilização dos instrumentas acontece em outra unidade.

Também foram constatados insumos vencidos e falta de avental de chumbo para as tomadas radiológicas, que foram suspensas até a gestão adquirir o material de proteção do paciente.

Concedido prazo de 30 dias para regularizar a situação, sendo que a questão de esterilização foi recomendada a imediata correção.