quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Almino Afonos-RN: Fechado há quase sete anos, Mercado Público segue com futuro indefinido

Almino Afonos-RN: Fechado há quase sete anos Mercado Público...

Inaugurado em 10 de janeiro do ano de 1950, na gestão do então prefeito Felinto de Paiva Gadelha, o Mercado Público Central da cidade de Almino Afonso-RN, está abandonado há quase 7 anos, mais parece um elefante branco parado no tempo e em nada lembra aquela que um dia já foi a principal praça de eventos do município oestano.


Interditado pelo Corpo de Bombeiros no ano de 2013, ainda na gestão do ex-prefeito Lawrence Amorim, por não atender as exigências, como: medidas de segurança de funcionamento para casas de shows e eventos de quaisquer natureza, feitas pelo órgão, o mercado público de Almino Afonso que antigamente abrigava feirantes locais e de diversas regiões para aquela que era tida como uma das maiores feiras livres do interior do Estado e que por décadas foi também palco de grandes festas, eventos sociais e dos tradicionais bailes de carnaval, quando esta cidade detinha o título de um dos melhores carnavais do Rio Grande do Norte, continua fechado, mesmo já tendo passado praticamente 3 anos da atual gestão do Sr. prefeito Waldênio Amorim.

Fruto do descaso dos governantes municipais com a coisa pública, o mercado público segue com seu futuro indefinido. Procurado para falar sobre o assunto, se existe perspectiva quanto a reabertura do referido mercado, por exemplo, Francisco Leôncio da Silva Júnior, secretário municipal de cultura, disse que existe um projeto neste sentido, mas tudo esbarra nos tramites legais, burocráticos, uma vez que os comércios em torno do mercado são particulares e alguns proprietários se quer possuem a escritura e também na parte financeira, uma vez que a prefeitura hoje não tem recursos e nem deputados estadual ou federal que possam destinar uma emenda com tais recursos para a execução deste projeto.

Em quanto isso, a cidade de Almino Afonso, que possui uma população de quase 5 mil habitantes não tem hoje, um único lugar público para realização de eventos festivos de caráter privado.

Foto: Google
FM Educativa
Por Jean Garotinho