Caro blogueiro, o sr tocou em um assunto que me obrigou a comentá-lo, não com interesse politiqueiro, mas sobretudo com a verdade, história e sobretudo pelos serviços prestados a cidade de Patu/RN e regiões circunvizinhas e as vezes até gente do Estado da Paraíba. o hospital patuense Dr. Aderson Dutra foi construído a pedido desse médico que tem como homenagem o nome dele, além de servir às populações os serviços de saúde, quando muitos eram tratados como indigentes, pois não existia o SUS, também serviu de apoio, trabalho, emprego e aperfeiçoamento para alguns colegas médicos da região que receberam o apoio e sustentáculo na profissão, cada vez mais melhorando e trazendo benefícios aos muitos desassistidos, inclusive EU; hoje médico e desenganado com uma intensa epistaxe de causa desconhecida em 1972 por outro ex colega, fui salvo pelo médico santo Edino Jales de Almeida, graças a medicação prescrita pelo mesmo (um anti hemorrágico) que uma enfermeira tinha em casa e fora mandado comprar mais em Catolé do Rocha/RN, hoje estou aqui vivo.
Sou um dos muitos casos onde a assistência daquele hospital foi essencial para a minha sobrevivência e de muitos conhecidos no futuro, inclusive tive a felicidade ainda de fazer atendimentos de pacientes graves em 1991, encaminhados a Mossoró/RN com ruptura de colo uterino alto pós parto, resolvidos com sucesso. Trabalhei também em Apodi/RN, mas lá eu era pago pela prefeitura do município que repassava à APAMI o salário dos médicos, uma maneira de ajudar à população, visto que os serviços são prestados de forma universal ao povo, no entanto as prefeituras que recebem os recursos destinados à saúde devem cooperar com os órgãos prestadores de saúde, independentemente de posições politiqueiras, tendo como embasamento maior o Princípio Constitucional da soberania popular: Todo Poder Emana do POVO. Se todos desempenhassem suas competências e atribuições como estão previstos nas LEIS, talvez funcionassem, mas as consequências ruins somente recaem sobre os pobres e humildes, veja o CAOS na saúde nacional! mesmo tendo nascido ao lado da estação (Almino Afonso/RN), fui adotado pela cidade de PATU/RN aos 02 anos e conheço um pouco da história dessa cidade que me ajudou a crescer.
Obs: No início da construção dessa maternidade algumas pessoas indigentes moravam nela, pois levou um tempo para a sua conclusão, muitos que passavam pela cidade não tinham onde ficar, pernoitavam por lá. No íntimo e no ar dessa maternidade tem muito suor, sangue e lágrimas, isso somente um pouco que ocorreu comigo, façamos uma campanha e devolvamos à população, todos unidos em prol do bem estar de todos. um abraço ao blogueiro.
Dr. Carlos Alberto