terça-feira, 21 de maio de 2019

Deputado cobra ao Estado aplicação de verba do Ministério da Saúde

Resultado de imagem para deputado bernardo amorimDurante sessão ordinária realizada no dia 14 de maio de 2019, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, uma das principais pautas foi a saúde Estadual. Alguns parlamentares enfatizaram que recorrer ao Governo Federal é a única alternativa para suprir as necessidades dos hospitais públicos. O Deputado Estadual Dr. Bernardo (foto) ressaltou que existe verba destinada ao Estado, porém subutilizada.
"Como é que nós vamos atrás da bancada federal buscar mais recursos, se o Ministério da Saúde destinou 4 milhões para cirurgias eletivas no RN em 2015, e até hoje as cirurgias não foram realizadas?", questionou na sessão legislativa. De lá para cá, só gastamos R$ 1,5 milhão (...) Temos recursos e não estamos usando”, informou.
"Tem recursos no Ministério da Saúde para cirurgias eletivas, mas infelizmente o Estado nem fez, nem está fazendo. Não atingiu os outros 2,5 milhões de reais restantes. E como é que vamos buscar recursos, se tem sobrando?", enfatizou.
Segundo o parlamentar, basta a Secretaria Estadual de Saúde autorizar as cirurgias e enviar a fatura para o Ministério liberar pagamento. Porém, isso não tem sido feito e os pacientes continuam na lista de espera, correndo risco de morte, por falta de atendimento cirúrgico.
“Essa questão das cirurgias eletivas represadas e da superlotação dos hospitais é muito complicada. A situação da saúde é muito grave!", declarou preocupado com essa problemática discutida.Dr. Bernardo ressalta: “É necessário, melhores condições para garantir uma saúde pública de qualidade no nosso Estado. É isso que vou continuar cobrando para a nossa população. Espero que o Governo do Estado resolva os problemas das demandas de cirurgias reprimidas e outros atendimentos emergenciais, aplicando com eficiência os recursos destinados”.

ASSECOM DO GABINETE