segunda-feira, 11 de março de 2019

O escritor alminoafonsense Misherlany Gouthier tomará posse no Instituto Cultural do Oeste Potiguar

Misherlany Gouthier

O escritor, pesquisador e genealogista Misherlany Gouthier, indicado pelo Professor Wilson Bezerra de Moura, tomará posse no Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), como sócio efetivo.

A referida posse ocorrerá na Câmara Municipal de Almino Afonso/RN, no dia 15 de março de 2019, a partir das 10h, onde o empossado proferirá discurso sobre a “Ancestralidade de Almino Alvares Afonso”, patrono da cidade. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Almino Afonso e da Prefeitura daquela cidade.

Gouthier será saudado pelo presidente do ICOP, Antônio Clauder Alves Arcanjo, que falará sobre o sócio efetivo.

Dezenas de convidados e representantes culturais de cidades da zona oeste se farão presente ao evento: academias de letras, sociedades recreativas, maçonaria, irão prestigiar o novo confrade.

Misherlany Gomes Araújo (pseudônimo: Misherlany Gouthier) nasceu em Almino Afonso/RN, no dia 5 de junho de 1978. O mesmo é filho do comerciante Geraldo Gomes Costa e Maria de Fátima Araújo.

Misherlany Gouthier é Integrante de diversas entidades socioculturais do Rio Grande do Norte e vem desenvolvendo, ao longo de 20 anos, trabalhos voltados ao resgate da história e da genealogia das famílias da zona oeste do RN.

Já possui 15 livros publicados nas áreas de história, genealogia e biografias, destacando-se: “Um ramo da família Santos Rosa em Almino Afonso” (pesquisa, 2005); “Almino Afonso: nas trilhas de uma cidade” (história, 2006); “Os Vitorinos da Caieira” (história e genealogia, 2011); “Um livro de e sobre Rafael Negreiros” (et alli, coletânea de artigos e biografia, 2011); “Lunário Perpétuo – Nunes Reis – um veio dos remanescentes” (em parceria com Walbia Maria Carlos de Araújo Leite, história e genealogia, 2012); “Delmiro Rocha – História, origem e descendência” (em parceria com Fernando Diniz Rocha, pesquisa, 2013); “Os Alves de Melo e a Lenda do Carvoeiro” (história e genealogia, 2017).

Também publicou vários livretos. Destaque para “Uma carta a Vingt-un. Um outro Câmara Cascudo: Raibrito” (2000), “O meu eu” (1999), “A Musa e o Poeta” (1999), “Lamentos e Saudades – Ramiro Monteiro Dantas; 2001” (em parceria com Arysson Soares – 2000).

Segundo apurado, Misherlany foi a primeira pessoa contemplada com o projeto Poema na Escola. Este projeto era uma parceria da Fundação Vingt-un Rosado com a POEMA (POETAS E PROSADORES DE MOSSORÓ), em 1999/2000. Misherlany foi um dos escritores revelação do projeto. Nesta época, ele teve seu trabalho publicado e lançado com o selo da Coleção Mossoroense. 

Atualmente tem uma obra no prelo: “Os Herdeiros da Coroa: A saga heroica da família Diniz” (em parceria com Aldegício Diniz Rocha Neto).
A Fundação Vingt-un Rosado estará sendo representado, no evento, pelo atual editor da Coleção Mossoroense, Eriberto Monteiro. Ele estará levando doação de inúmeros livros para a biblioteca municipal de Almino Afonso.

Um grande momento cultural para uma história que não cessa jamais. Desde já, os que fazem a Fundação Vingt-un Rosado parabeniza ao ICOP pela escolha e ao empossado pela dedicação nas pesquisas, em especial, genealogia.

Fonte: C O L E Ç Ã O  MOSSOROENSE