segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Almino Afonso/RN: "Temos que nos precaver antes que aconteça algo pior"

O capítulo III do Código de Trânsito Brasileiro, trata das normas gerais de circulação e conduta; e no artigo 29 do referido diploma legal, Inciso III, alínea "c", diz que quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem o que vier da direita do condutor.

Regra básica e fácil de ser compreendida, mas muitas pessoas não a praticam; algumas por pura falta de conhecimento, imprudência, desatenção e/ou mau costume.

 

 
Cruzamento da rua São Sebastião com a rua Almino Afonso

Aqui em nossa cidade (Almino Afonso/RN) têm um cruzamento MUITO PERIGOSO e graças a Deus ainda não ocorreu nenhum acidente grave. Trata-se do cruzamento das ruas São Sebastião com a Rua Almino Afonso; essas ruas se cruzam bem ali na esquina da Igreja evangélica "Igreja de cristo no Brasil" com o comércio de "Augusto".

 
Cristo Redentor 

Outro lugar que podemos chamar de fatídico, apesar de não ser cruzamento, mas, também, há grande possibilidade de ocorrer algum acidente de trânsito é ali próximo ao Cristo Redentor, entrada para o bairro do açude (Francisco Godeiro Carlos). Os condutores, incautos, a maioria, que vem daquele bairro e adjacências pela rua Anfrízio Belo, adentram na rua que segue para o centro ou bairro IPE sem quaisquer cautelas; não param para olhar se podem entrar na via preferencial com segurança; não utilizam setas, advertindo para onde desejam seguir, simplesmente entram e seguem despreocupados como se estivessem caminhando da sala de suas casas para a cozinha...

As pessoas, em sua grande maioria, não respeitam a regra de circulação acima descrita (a de "DÊ A PREFERÊNCIA") e imprudentemente cruzam com seus veículos de forma perigosa, sem um mínimo de atenção.

Costumeiramente, quando realizamos policiamento ostensivo nessa cidade, sempre nos deparamos com fatos que só o grande criador do universo, com sua infinita bondade não deixa que ocorram acidentes graves; por exemplo: Naquele cruzamento Igreja de Cristo/Augusto, bem como no acesso à rua nova (Açude) é comum, como presenciei um certo dia, uma condutora de uma motocicleta fazendo "malabarismos" para não colidir com um carro de passeio. , caso tivesse caído.

A condutora era uma senhora que se deslocava de motocicleta na rua Almino Afonso em direção ao centro e um veículo que saía da Rua São sebastião sentido pelotão de polícia ao centro, o condutor do veículo não respeitou a referida regra de circulação e entrou na frente da motocicleta, quase ocasionando uma colisão ou abalroamento, e no trecho que mencionei acima, (na entrada para o bairro do açude), já soube e já presenciei diversas vezes, de descuidados, que sem a menor cautela, adentram perigosamente na via principal, quase causando acidentes... Quero salientar (deixar bem claro), que não é competência e responsabilidade da Polícia militar à fiscalização de trânsito nas vias urbanas.

Outrossim, a atual administração municipal, sabiamente, logo que passou a gerir nosso município, mandou implantar placas de regulamentação nos principais cruzamentos de nossa urbe, mas os condutores parecem cegos e não enxergam nem obedecem as referidas placas.

Eu pergunto e respondo: É difícil seguir essa regra? Não! Então, porque os condutores de veículos não prestam mais atenção e evitam esse tipo de situação, tão perigosa para todos. A PRESSA E INIMIGA DA PERFEIÇÃO!

Daí, quando acontece algum acidente o responsável sempre quer ter razão e fica jogando a culpa de seus atos para terceiros com o fim de se esquivar das responsabilidades.

Por último, sugiro aos nossos legisladores (os Edis/Vereadores), que solicitem através de petição, para que o Detran/RN faça implantar um "semáforo" no cruzamento das ruas São Sebastião com Almino Afonso, no trecho em que se cruzam (acima relatado) e nas ruas que dão acesso ao bairro do açude, sejam construídas algumas saliências (lombadas). Com isso, os condutores diminuirão a velocidade em que trafegam, para assim evitar que venham a ocorrer sinistros, quem sabe até, com vítimas fatais.

Subtenente Pereira da Silva - Comandante do Pelotão de Polícia Militar em Almino Afonso/RN.