sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Almino Affonso, Lavoisier Maia e Bernardo Amorim - desistir jamais!

O médico Bernardo Amorim (foto ao lado), na manhã de hoje (01/02/2019), tomou posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Esse é seu primeiro mandato como deputado. Em outras duas oportunidades Dr. Bernardo foi prefeito do Município de Almino Afonso/RN (08 anos), onde, também, foram prefeitos(as) seu pai - Abel Belarmino de Amorim (05 anos), que também foi vice-prefeito (06 anos) -, sua mãe - Geralcina Carlos de Castro (04 anos), que também foi vereadora -, sua ex-esposa Ribana Fiala Nacimento (04 anos), seu irmão Dr. Abel Filho (04 anos) e seu sobrinho Lawrence Amorim (08 anos). Waldênio Amorim, que também é seu irmão, é o atual prefeito de Almino Afonso/RN. Drª Kaline, que é esposa de Dr. Bernardo, atualmente é primeira suplente de vereadora no município de Almino Afonso/RN.

No município de Rafael Godeiro/RN, onde atualmente sua sobrinha Ludmila Amorim está em seu segundo mandato de prefeita, seu irmão Dr. Abel Filho também foi prefeito durante doze anos. Antes desses feitos nesse município, Nilson Amorim (Nilson de Abel), que também é irmão do deputado, perdeu dois pleitos para prefeito. Também antes dessas disputas, Nilson de Abel havia concorrido a uma vaga de vereador em Natal/RN e não foi eleito. Em outra eleição para prefeito em Almino Afonso/RN, a esposa de Nilson (Fátima) também não conseguiu se eleger, isso ocorreu no mesmo ano da primeira vitória para prefeito dos "Abéis" em Rafael Godeiro/RN.

Riacho da Cruz/RN e Olho D'Água do Borges/RN são municípios onde familiares do deputado (irmão e sobrinho) também disputaram eleições para prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Nessas também não lograram êxito.  

Resultado de imagem para lavoisier maia sobrinhoO médico Lavoisier Maia Sobrinho (foto ao lado) foi secretário de saúde, Governador nomeado, senador, deputado federal e, por último, encerrou sua carreira política como deputado estadual. Nesse interin, o médico Lavoisier Maia também disputou a eleição para governador, tudo isso pelo Estado do Rio Grande do Norte. À época a chapa tinha Rosalba Ciarline como vice. Wilma Maia, que foi sua esposa, foi deputada federal, prefeita de Natal/RN, governadora do RN e por último vereadora na capital do Estado do Rio Grande do Norte.  A professora Wilma também foi derrotada em outros pleitos para prefeita, governadora e senadora. Filha do casal, a deputada estadual Márcia Maia, depois de cinco mandatos, não conseguiu se reeleger no último pleito.  Lauro Maia Neto, que também é filho de Lavoisier e Wilma, não conseguiu se eleger ao cargo de deputado estadual. Lauro Maia que era pai de Lavoisier foi prefeito do Município de Patu/RN quando, ainda no exercício do mandato foi assassinado em Natal/RN. Laurita Maia que é irmã de Lavô (apelido de Lavoisier) foi vereadora pelo município de Almino Afonso/RN e na época foi também presidente da Câmara Municipal, no pleito seguinte não se reelegeu. Até hoje foi a única mulher a exercer esse cargo naquela Augusta Casa de Lei. Seu filho Lênio Maia (sobrinho de Lavô) também foi vice-prefeito do Município de Almino Afonso/RN durante dois mandatos. O mesmo concorreu ao cargo em três eleições.

Resultado de imagem para almino álvares affonsoAntes dos conterrâneos Lavoisier Maia e Bernardo Amorim, o advogado e abolicionista Almino Álvares Affonso (foto ao lado), nascido no Sítio Coroatá, na Zona Rural do Município de Almino Afonso/RN - nome em sua homenagem -, também exerceu os cargos de deputado federal e senador pelo Estado do Rio Grande do Norte. Em sua primeira disputa eleitoral (deputado federal), Almino Álvares Affonso não logrou êxito. Seu filho Bohemondo Álvares Affonso foi prefeito de Porto Velho (capital do Estado de Rondônia) e seu neto Almino Monteiro Álvares Affonso, também foi deputado federal (três mandatos), vice-governador e secretário do Estado de São Paulo, Ministro do Trabalho e Previdência Social e secretário pelo município de São Paulo/SP.