quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Vereadores aprovam Projeto de Lei que dispõe sobre o Saneamento Básico do Município de Almino Afonso/RN

Resultado de imagem para esgotamento sanitário do município de almino afonso rn


Foi aprovado na noite de ontem, terça-feira (21/11/2017), pelos vereadores do Município de Almino Afonso/RN o Projeto de Lei que cria o Plano de Saneamento Básico do Município que trata, dentre outros benefícios, do Esgotamento Sanitário. Vale salientar que as obras do Esgotamento Sanitário de Almino Afonso/RN tiveram início em outubro de 2010.

Resultado de imagem para esgotamento sanitário do município de almino afonso rn

Apesar de ter sido elaborado com a participação da população, de acordo com as informações aqui chegadas, o projeto ainda causou muita polêmica na hora da votação. Isso se deu, disse a fonte, devido ao prazo muito curto desde o seu recebimento até a sessão de votação, ou seja, de acordo com o vereador Júnior de Mourão, os vereadores só tomaram conhecimento da matéria na última sexta-feira (17) e nesse mesmo dia foi convocada uma sessão extraordinária que foi realizada ontem, ou seja, quatro dias depois, tempo muito curto para analisar um projeto com 66 artigos, enfatizou o vereador. Numa tentativa de ganhar mais tempo para uma análise mais aprofundada, o vereador Alexandre de Ademirton pediu vistas do projeto, o que foi negado pelo presidente.

Resultado de imagem para esgotamento sanitário do município de almino afonso rn

Por fim, todos os vereadores deixaram claro que são a favor do Saneamento Básico do município, porém, Jorginho, que votou a favor, Júnior de Mourão, Metu e Alexandre de Ademirton, que se abstiveram, deixaram claro ser contra a cobrança da taxa do Esgotamento Sanitário. Também votaram pela aprovação do projeto os seguintes vereadores: Dodó, Chico de Cilda, Neném de Damião e Celinho.  

Resultado de imagem para regimento interno da camara municipal de almino afonso rn

A Política Municipal de Saneamento Básico, parte do princípio de que o município tem autonomia e competência, respeitadas as competências da União e do Estado, para organizar, regular, controlar e promover a realização dos serviços de saneamento básico de natureza local no âmbito de seu território. 

Resultado de imagem para regimento interno da camara municipal de almino afonso rn

Esse foi mais um Projeto que foi posto em votação sem que tenha tido o trâmite legal, ou seja, mais uma vez o regimento interno daquela Augusta Casa Legislativa foi ignorado. Pois, de acordo com o mesmo, todo projeto ao chegar à Câmara tem que ser encaminhado pelo presidente às comissões permanentes, principalmente a de Constituição, Justiça e Redação. Daí, o projeto segue para discussão e votação em plenário. Fica o alerta, pois a matéria que não seguir as normas regimentais podem se tornar sem efeito, pra isso basta provocar o Ministério Público.