A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Governo Federal, autorizou o pagamento do Garantia-Safra para 70 municípios do Rio Grande do Norte, aí incluído Almino Afonso. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira, 6, do Diário Oficial da União (DOU).
Segundo o documento, o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra nos municípios e informa ainda que “os pagamentos serão realizados a partir do mês de fevereiro de 2017, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal”.
O seguro referente à safra 2015/2016 será destinado para os agricultores que aderiram ao programa e que tiveram perdas de, no mínimo, 50% da produção, devido à estiagem.
O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), direcionada para aqueles agricultores que vivem na região Nordeste, do Norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e Norte do estado do Espírito Santo, área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Os recursos para pagamento aos agricultores são do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União.
Jornal de Fato de Mossoró/RN