domingo, 18 de dezembro de 2016

Almino Afonso/RN: Mais uma justa homenagem


Abel Belarmino de Amorim (Abel Velho) nasceu no Sítio Poço, na Zona Rural do município de Almino Afonso/RN, em 09 de junho de 1931 e faleceu em 20 de dezembro de 2004. Era filho do senhor Francisco Belarmino de Melo (Chico Belo) e da senhora Joana Nunes de Amorim e foi casado com a senhora Geralcina Carlos de Castro (Gelça). Cursou até o terceiro ano primário, e desenvolveu as atividades de agricultor, pedreiro e motorista.


Concorreu ao cargo de prefeito pelo município de Almino Afonso/RN na eleição que se realizou no dia 24 de janeiro de 1965, na qual obteve 878 (oitocentos e setenta e oito votos), e o candidato a vice-prefeito que o apoiou , o senhor José Carlos de Andrade Filho (Nego Zé), obteve 735 (setecentos e trinta e cinco votos). A posse dos dois se deu no dia dia 31 de janeiro de 1965, e cumpriram seus mandatos até 30 de janeiro de 1970.

Como destaque de sua gestão citamos as seguintes realizações: a construção de 13 grupos escolares na zona rural; o açougue público (atual); o abatedouro público (atual); a abertura da rua Francisco Amorim, no centro da cidade (rua onde fica a casa de Cinida); a Escola Estadual Professor Pedro Gurgel, sendo essa a segunda Escola Estadual construída na cidade e a instalação da energia elétrica, que na época era conhecida como a energia de Paulo Afonso.


Apesar da pouca escolaridade, Abel Velho acreditava que o caminho para um futuro melhor era a educação. 
Com mandato ou sem esse, Abel Velho tinha um único comportamento; o comportamento de ser solidário. Daí ter sido justas as homenagens prestadas colocando seu nome no Hospital Local e ora também na praça que foi inaugurada na noite de ontem (17/12/2016).

Parte das informações  aqui citadas foram retiradas do Livro Almino Afonso/RN. Nossa Terra, Nossa História.