segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Eleições 2016: Carta aberta a população.de Almino Afonso/RN

Bom dia a todos. É uma imensa satisfação para mim está aqui hoje, me dirigindo a todos os senhores e senhoras, representantes de coligações, candidatos, lideranças políticas, eleitores, população em geral.
Resolvi lhes dirigir essa missiva, para conversar com vossas senhorias, porque estamos no principio de uma eleição e todos nós sabemos que em eleição, principalmente a de prefeito e vereador, os ânimos ficam bastante acirrados. Pessoas se digladiam em prol da vitória do seu candidato e muitas vezes chegam a se agredir até com atos de violência física, tudo isso porque seu oponente não compartilha a mesma pretensão política que a sua.
Pai se intriga com filho; filho com pai; irmão com irmão; primo com primo; marido com mulher... Amigos de infância que cresceram e foram criados juntos; que brincaram; que foram à escola juntos; que dividiram inúmeras coisas juntos, de repente, esquecem os bons tempos e passam a se odiar. A se atacarem; a se denegrirem, só porque um não vota no candidato do outro; porque não compartilham as mesmas opiniões partidárias. 
Amigos, vivemos em uma democracia e todos nós temos o direito de escolher, de optar em quem vamos votar, sem precisar discutir, de brigar, com quem não segue o que a gente acredita que seja o melhor. 
Como comandante do policiamento militar desse município, me preocupa a eleição que ora se aproxima, já que sou conhecedor que no período de eleições, geralmente acontecem problemas, atritos, celeumas, devido o acirramento das divergências eleitorais.

Diante desse fato me senti obrigado a enviar essa “Epístola”, a qual é dirigida a todos sem exceção, para tentar conscientizá-los do quão importante é a harmonia nesse período eleitoral e ao mesmo tempo, deixar claro que a finalidade maior dessa narrativa, o que eu almejo simplesmente, é a SEGURANÇA DE TODOS nestas eleições.
Estou, há três anos e alguns meses anos, morando e trabalhando aqui em Almino Afonso e acreditem, aprendi a amar essa terra, a gostar desse povo. Eu me sinto filho daqui, irmão de vocês, afinal fui agraciado com o título de cidadão desse município.

Os senhores podem crer, eu só quero o bem de todos os Almino Afonssenses e torço muito para que essa cidade cresça e se desenvolva cada vez mais. Tudo que eu fiz e o que eu faço, é para o bem estar de todos de nosso município. Não duvidem, enquanto eu estiver vestindo a camisa do time de Almino Afonso, mesmo com as inúmeras dificuldades que preciso enfrentar para poder desenvolver o meu trabalho, juntamente com meus comandados não mediremos esforços para garantir a segurança de todos os senhores.
Pois bem, foi pensando nessa segurança que resolvi lhes enviar essas palavras, Principalmente às lideranças políticas, os candidatos de todos os partidos e coligações, para nos juntarmos e procurarmos fazer uma campanha justa, limpa, sem agressões, seja ela verbal ou com “agressão corporal”.

Talvez os senhores estejam achando estranho, pois acredito que nunca, na história política de Almino Afonso, algum comandante do policiamento local se preocupou tanto, ao ponto de enviar uma carta aberta à população para conversar com as lideranças políticas, e o povo, sobre eleições.

Vou dizer, sem querer me vangloriar, eu tenho bastante experiência no que diz respeito ao trabalho em eleições, são vinte anos comandando fração de tropa e já estive em outras cidades nesse período de eleições municipais e sei muito bem das coisas que acontecem nessa época... Sou conhecedor que os eleitores nesse período ficam bastante eufóricos e seguem com afinco as orientações de seus líderes.

Sei também que todo partido político tem àquelas pessoas que conseguem dominar seus seguidores, (os eleitores). Pensando nisso, peço aos senhores líderes políticos, que nunca, que jamais, incitem seus adeptos à violência... Procurem dissuadi-los de ações violentas. De brigas, de vandalismos, de xingamentos (piadas) ou de quaisquer coisas que possam acarretar em confusão.

Acreditem, isso não leva a nada, a não ser em mais violência. Precisamos nos unir para não deixarmos Almino Afonso fazer parte da lista de uma das “CIDADES MAIS VIOLENTAS DO RIO GRANDE DO NORTE”. È isso que a mídia vai propagar, é isso que a imprensa dirá, que o povo de fora comentará, se por ventura ocorrer algum caso de violência relacionado às eleições...

Nossa cidade é boa, é formada de pessoas ordeiras, trabalhadoras, de boa índole... Entendam: Cada um vota em quem quer e deve respeitar o direito do outro de também escolher seu preferido. Se nos unirmos, se nos empenharmos nessa luta, com certeza teremos uma eleição tranqüila, pacata, sem problemas graves. Precisamos pensar no bem estar de toda nossa população e não unicamente, nos nossos interesses pessoais.
Sou consciente que sou um sujeito de semblante rude, carrancudo, cara feia, mas acreditem, eu sou leal, amigo e gosto da coisa certa e gosto de falar olhando nos olhos do interlocutor e vou ser sincero com os senhores: Serei rigoroso ao extremo, no que diz respeito à segurança dessas eleições. Quaisquer atos, ações ou fatos que por ventura aconteçam, que sejam contrárias a lei, a ordem e a segurança, cometido por “A” ou por “B”, serão adotadas providencias.

Quem se insurgir de qualquer forma contra o correto, acreditem, seja de qualquer partido ou candidato, eu tomarei as providências devidas. Não pense alguém que eu vou me esquivar de minhas responsabilidades por amizade, interesse ou medo. 
Sei que no decorrer da campanha, surgirão rumores e alguém dirá: “O SARGENTO TA PUXANDO PRA FULANO” . Ou então dirão: “O SARGENTO TA PERSEGUINDO O POVO DE CICRANO”... Não acreditem nessas estórias, porque eu continuarei sendo como sempre fui: CORRETO EM MINHAS AÇÕES; JUSTO E IMPARCIAL PARA COM TODOS e tenham a certeza que jamais tomarei partido para nenhum dos concorrentes. Que vença quem o povo quiser. Eu sempre disse: Meu partido, o qual eu defendo e sempre defenderei, com unhas e dentes. Pelo qual dou meu sangue, meu suor e minha vida se preciso for, é o partido PM RN (polícia militar do Rio Grande do Norte)...

Nenhum outro. Nada farei para beneficiar Pedro ou João. Manoel ou José, Eva ou Adão. Da maneira que eu tratar os seguidores de “A”, tratarei os adeptos de “B”. 
Sei que é muito difícil agradar a todos. Ora se nem o próprio Jesus cristo conseguiu, como é que eu, pobre pecador vou conseguir? Também, eu não sou pago para agradar a ninguém. Eu ganho para proporcionar segurança às pessoas e é isso que tento fazer no meu dia a dia. Não tolerarei desordens; pessoas soltando bombas na frente ou próximo as casas dos opositores. Motocicletas com canos de escapamento fazendo barulhos ensurdecedores. Compra de votos ou ações para influenciar a vontade do eleitor; estas coisas que certamente surgirão como sempre surgiram em eleições passadas.

Outrossim vou oficiar a justiça eleitoral dessa zona, solicitando que seja baixada uma portaria, disciplinando que no decorrer das eleições e dias após esta, que seja vedada em toda a área do nosso município, que pessoas façam uso de fogos de artifício (bombas, pistoletas, etc), salvo nos dias de manifestações políticas (comícios, carreatas, passeatas), e que seja utilizado somente nos horários dos eventos. Vou fazer isso porque tem pessoas que aproveitam para provocar um adversário, soltando bombas em frente às casas dos mesmos ou nas proximidades destas e muitas vezes, cria-se uma desavença grave. 
Vou combater com afinco e determinação todo e qualquer fato que venha a contribuir para a quebra da paz e da segurança do nosso povo. Não se enganem. Serei enérgico e impetuoso e não medirei esforços para conseguir meu intento. Doa a quem doer...

A minha intenção somente, é garantir uma eleição tranquila; sem maiores atropelos como as que acontecem por aí a fora.

Todos devem se respeitar mutuamente. Como diz aquela música: CADA UM NO SEU QUADRADO. Peço aos senhores todos que procurem respeitar meu espaço, meu trabalho, minhas ações. Não quero ter o desprazer de ter que adotar quaisquer medidas repressivas contra quem quer que seja. Exerçam seus direitos de candidatos, de conquistar o voto do eleitor, sem ultrapassarem porém, o que reza a legislação eleitoral e assim, com certeza, teremos uma eleição tranqüila e sem problemas.
Vou solicitar também ao juiz eleitoral dessa zona, para que seja determinado que nos dias de comícios, carreatas ou passeatas de uma determinada coligação, que seja proibido, sob pena de sanção penal, quaisquer outras manifestações da coligação adversária. Isso meus amigos, podem crer, contribui bastante para a ausência de problemas envolvendo opositores, tenham certeza.
Outra coisa que eu acho que nós mesmos deveríamos chegar a um consenso, é acerca da utilização de carros de som; da propaganda eleitoral propriamente dita: Acredito que todos os senhores sabem que a legislação eleitoral diz que a partir do dia 16 de agosto de 2016, até o dia 01 de outubro do mesmo ano, véspera da eleição, é lícito, de 08:00 da manhã até 22:00, horas o uso de carro de som, auto falantes, etc, mas que estes não podem ultrapassar a legislação comum, ou seja, o som não pode ser em volume excessivo, conforme a gente vê constantemente acontecer e nem pode ser utilizado a menos de 200 metros das sedes das prefeituras, quartéis, delegacias, prédios das câmaras de vereadores, hospitais, escolas, quando estas estiverem funcionando e que os carros que estão fazendo estas propagandas, devem circular e nunca ficar parados.

Amigos, eu não sou hipócrita para dizer, para radicalizar: EU NÃO QUERO NENHUM CARRO DE SOM ZUANDO AQUI PERTO DO PELOTÃO DE POLÍCIA... A cidade é pequena, eu entendo mas pelo menos, quando forem passando na frente da delegacia/pelotão de políciia, do hospital, da prefeitura, da Câmara de vereadores, se esta estiver funcionando, de escolas, BAIXEM O VOLUME DO SOM. Eu não quero ter o desprazer de fazer a apreensão de nenhum veículo nesta situação, seja de qual coligação for. Espero que entendam, que caso uma situação dessas venha a ocorrer, não estarei perseguindo ninguém.

Não tomarei nenhuma medida por está torcendo “por ou contra” ninguém. Estarei sim, fazendo o que a lei eleitoral diz, somente. A legislação eleitoral diz, como eu falei há pouco, que a propaganda eleitoral se inicia desde às 08:00 horas até às 22:00 horas mas porque nós não ajustamos para que aqui, essa propaganda em carros de som seja de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 22:00 horas.

A gente mesmo podia fazer isso. Acertar aqui agora isso. Nós todos vivemos numa labuta e precisamos descansar e o horário do almoço é muito bom para fazermos a siesta. O que a gente tem notícia é que determinado veículo de determinada coligação, em eleições passadas, adoravam ficar parados em frente ou nas proximidades de casas de adversários, com certeza fazendo provocação. Ou então que um individuo tal pegava seu veículo e ficava parado em frente a casa de um adversário, com o volume do som alto, provocando-o com as canções do candidato adversário. Isto, para mim, não pode existir. Pôxa vida! Você quer ouvir as músicas de seu candidato, de seu preferido, procure pessoas que compartilham as suas mesmas pretensões partidárias e juntos, ouçam mas, ficar parado em frente a casa de alguém que você sabe que não vota no mesmo candidato que você, é provocação e nesse período, qualquer coisa vira uma celeuma grande.

Tomara que o juiz eleitoral aceite as minhas reivindicações todas para que assim, possamos ter uma eleição mais tranqüila. Hoje, alguém pode até duvidar de mim, criticar e achar que estou querendo aparecer mas não é isso. Estou apenas preocupado com o desenrolar das eleições.

Peço aos candidatos todos, que respeitem a legislação eleitoral. Respeitem as pessoas desse município, respeitem a mim como pessoa e como autoridade que sou e eu prometo, que aos senhores todos, sem distinção, darei meu sangue, meu suor, tudo que preciso for, para que tenhamos uma eleição justa e sem problemas e que no final, quem ganhou comemore, quem perdeu, entenda que a vida nem sempre é feita de vitórias. No final do pleito eu quero comemorar, se deus quiser, com todos, com quem perdeu; com quem ganhou, a vitória de termos ultrapassado uma campanha, sem dramas, sem brigas, sem vandalismos, sem violências... Tudo isso para o bem de nosso povo. 
Sigamos em frente com fé em deus e consciente de nossas responsabilidades. Tomara que o criador nos cubra de bênçãos e que tudo dê certo. Fiquem com Deus. TENHO DITO. 

Sargento Klevson (foto). Comandante do pelotão de Polícia militar, nesta.