sábado, 20 de agosto de 2016

Almino Afonso/RN e a ausência das mulheres nos poderes Executivo e Legislativo do Município

 

No Brasil, as mulheres votam desde 1932 e desde 2000 são a maioria do eleitorado. Atualmente as mulheres brasileiras têm ainda maior nível de escolaridade e somam quase metade da população economicamente ativa do país. Mesmo diante desse quadro, ainda existe um número muito pequeno de mulheres nas esferas dos poderes executivo e legislativo. 

Não muito diferente dessa realidadeao longo de sua existência (62 anos, 08 meses e 20 dias), o município de Almino Afonso/RN teve apenas nove mulheres ocupando cargos nessas esferas de governo, ou seja: seis vereadoras (Gelça, Socorro de Efrain, Laurita Maia, Daia de Evilásio, Graça de Genival e Ilná de Zé Fernandes), duas prefeitas (Gelça e Ribana) e uma vice-prefeita (Maria do Carmo). A última a assumir o cargo, Ilná de Zé Fernandes, foi eleita em 2004.

Este ano temos 16 candidatos a vereador, 08 candidatas a vereadora, quatro candidatos a prefeito, 03 vices e uma candidata a vice-prefeita. Das 08 mulheres candidatas a vereadora, até agora, apenas 04 estão em campanha, são elas: Aldi de Nondas, Dra. Ana Bárbara, Dra. Kaline de Dr. Bernardo e Maria Alvanir. As outras quatro (Dona Mocinha, Delian de Nival, Leyna de Júnior de Mourão e Suilhe de Zé Hildo) ainda não iniciaram suas campanhas.

Os candidatos a vereador são: Metu, Chico de Cilda, Dodó, Neném de Damião, Júnior de Mourão, Celinho, Chico Preto, Zé Aderson, Júnior Nunes, Jorginho, O Bode, Alexandre Evangelista, Algusto Queiróz, Antônio Neto, Chagas do Sindicato e Chico Cego.

Os candidatos a prefeito e seus respectivos vices são: Godeiro/ Dr. Jair, Rubinho/Catarina Carlos, Waldênio Amorim/Alvanilson Carlos e Zeca/France.