quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Almino Afonso/RN: TRAGÉDIA ANUNCIADA. ALGO PRECISA SER FEITO...URGENTE!

Sargento Klevson 

Atualmente, um dos problemas que mais me aflige e me causa preocupação em Almino Afonso, é o caso de um senhor que atende pela alcunha de "DUDU", o qual todos sabem, reside em uma casinha do Senhor João Cordeiro, do outro lado da parede do nosso açude.

Dudu,é um homem de idade avançada, sessenta e poucos anos, acredito eu; nunca casou, não possui filhos (pelo menos que seja do meu conhecimento), familiares? Só irmãos (ãs), sobrinhos (as), não tem mais pai nem mãe. Vive só, solitário, isolado, ninguém se preocupa com sua saúde, com sua alimentação, com o seu "bem estar", já que os parentes que possui não querem nem saber dele. Não lhe dão a mínima...

Pois bem, "Dudu" vive em constante desarmonia com quem o cerca, ou seja, com os vizinhos e vive em conflitos também até com quem não mora perto de si, pois são inúmeras as reclamações que recebo diuturnamente de alguém que se disse xingado, injuriado ou ameaçado por ele.

Só que tudo indica que o nosso amigo Dudu, está acometido de um problema grave de "ESQUIZOFRENIA". O problema dele é de saúde pública e não caso de polícia.

Segundo a medicina psiquiátrica , Esquizofrenia é um transtorno mental complexo que dificulta na distinção entre as experiências reais e imaginárias, interfere no pensamento lógico, nas respostas emocionais normais e no comportamento esperado em situações sociais. É uma doença crônica, complexa e que exige tratamento por toda a vida.

Os principais sintomas de quem está sofrendo de "esquizofrenia" são:

DELÍRIOS: Os esquizofrênicos acreditam em fatos irreais, em coisas que não estão acontecendo mais que pra ele estão se passando sim; Acha que está sendo perseguida ou ameaçada por alguém; se vai passando na rua e encontra alguém conversando e sorrindo, acha que é aquilo é com sua pessoa;

ALUCINAÇÕES: O esquizofrênico, veem ou ouvem coisas que não existem. Essas alucinações podem estar em qualquer um dos sentidos mas OUVIR VOZES é a mais comum de todas;

PENSAMENTO DESORGANIZADO : As ideias e palavras não tem nexo algum com a realidade.

Existem outros inúmeros fatores que por si só, fazer ver que o 
individuo está sofrendo de esquizofrenia.

Aqui em Almino Afonso, eu acredito que todos sabem que dudu vive constantemente em conflitos, especialmente com "Mororó, um cidadão comerciante, que reside no bairro do açude, distante cerca de mil metros de onde Dudu reside, e este, insiste em dizer que "mororó" vive a lhe insultar, a lhe perturbar... Disse-me dudu nas várias vezes que vem me procurar para se queixar desse cidadão, que escuta lá da sua casa, no outro lado da parede do açude, Mororó lhe xingando, lhe ameaçando e até usando o controle da televisão para desligar o seu rádio de pilhas. PODE UMA COISAS DESSAS? ISTO É OU NÃO ATITUDE DE UM DOENTE MENTAL?

Devido a essas alucinações, dudu já procurou "mororó" várias vezes para ameaçar, xingar, lançar impropérios, tomar satisfações e algumas dessas vezes, Mororó, bem como outras pessoas que se disseram também perturbadas ou ameaçadas por dudu, já me procuraram se queixando do mesmo. Infelizmente, como policial não posso fazer nada a esse respeito. Cadeias não são lugares para doentes mentais e sim, um hospício.

O que podemos fazer é opinar no sentido de que o setor responsável pela saúde pública municipal, bem como imprensa, representante da OAB local (defensor público), e OS FAMILIARES DE DUDU, principalmente, se sensibilizem e se mobilizem para que este seja submetido a uma consulta com um médico psiquiatra, IMEDIATAMENTE, isso, para que não tenhamos que ver nos noticiários mais uma tragédia sendo anunciada. Espero compreensão. Tenho dito...

Observação: A postagem acima não foi feita com o fim de censurar quem quer que seja e muito menos de por ninguém em descrédito, mas, foi feita única e exclusivamente, com a finalidade de ajudar e prevenir de maneira precoce que alguma coisa de maléfica aconteça, tanto com dudu que um dia poderá ser agredido gravemente por alguém que o dito, em sua insanidade, venha a a incomodar, quanto com qualquer outra pessoa que por ventura venha a ser atacada por ele. saibam, são incontáveis o números de armas brancas (facas), que nós policiais já apreendemos com dudu. NInguém sabe o que se passa na cabeça de um esquizofrênico. MELHOR NÃO ESPERAR MAIS PARA CONSEGUIR-LHE UM INTERNAMENTO.

Sargento Klevson P. Silva  -  Comandante da Polícia Militar em Almino Afonso/RN