terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Carnaval 2015


Faltando 20 dias para o início do Carnaval 2015, nenhum dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ainda apresentou ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (CBPM) projetos para eventos carnavalescos, sejam eventos públicos ou da iniciativa privada. A informação foi confirmada pelo Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o Capitão Eduardo Santos responsável pelo atendimento em 28 municípios da região e também pelo tenente Cristiano Couceiro da assessoria de comunicação do CBPM da região metropolitana de Natal.
De acordo com eles, a situação preocupa o comando do CBP, tendo em vista que faltam apenas 20 dias para o início do período de momo e os municípios e empresários interessados em realizar eventos têm que enviar seus projetos com toda a documentação necessária cinco dias úteis antes do início desses eventos. “Estamos preocupados porque a realização desses eventos, seja em locais abertos ou fechados, exige muitos documentos. Além disso, a corporação possui um número pequeno de homens e quem deixar para enviar os projetos e passar pela vistoria na última semana poderá ter dificuldade em realizar seu evento”, disse o tenente Couceiro.
Ele salientou ainda que os municípios sequer informaram se terão ou não carnaval popular, o que acaba fazendo com que a situação se torne ainda mais grave.”Na nossa região participamos de uma reunião com os representantes do Carnaval de Mossoró, que inclusive já começou a se divulgado e foi apenas. Mas nenhum apresentou projeto sobre a realização dos eventos”, adiantou o comandante.
Segundo o tenente Couceiros, eles vêm recebendo informações sobre a realização de eventos carnavalescos em algumas cidades do RN através da imprensa. Diante disso, desde a semana passada, eles estão enviando ofício às prefeituras para que os prefeitos que decidiram ou decidirem realizar os eventos apresentem seus projetos solicitando a vistoria antes do prazo limite.
“Ficamos sabendo de alguns municípios que pretendem realizar eventos pela imprensa. Por isso estamos mantendo contato através de ofício para que as prefeituras que forem realizar eventos populares possam entrar em contato, apresentar seu projeto e seja iniciada a vistoria dos locais de eventos”, alerta Couceiros.

Projetos devem ser seguidos rigorosamente
Em carnavais populares, lembram os dois, o Corpo de Bombeiros vistoria se as edificações correspondem ao projeto, bem como se respeitam os critérios de segurança, sendo vistoriadas as partes de iluminação e montagem de palco, entre outros itens de segurança. “Se não estiver tudo ‘OK’, não teremos problema nenhum em interditar o carnaval. Não temos compromisso com ninguém, só em manter a segurança da população que participará desses eventos”, assevera o capitão Eduardo Santos.
Os principais pontos do plano cobrados pelos Bombeiros são a declaração de presença de ambulância no evento e se a festa for em clube, por exemplo, a presença de saídas de emergência. Aquelas que utilizarão trio elétrico devem ter autorização da Cosern, que avalia a altura do veículo em relação aos fios de alta tensão e largura das vias por onde ele passará entre outros documentos.
O CBPM orienta que não é só fazer o projeto e entregar. É preciso providenciar tudo que consta nesses projetos, pois serão realizadas vistorias antes da realização dos eventos e durante os dias de festa. “Serão feitas vistorias nesses locais e é importante que todas as estruturas e dimensionamentos estejam conforme o projeto aprovado. Caso contrário, o evento poderá ser interditado”, fez questão de lembrar o tenente Couceiro. O documento importante é a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), com a identificação do engenheiro responsável pela montagem do palco. “Só ele pode garantir a segurança do que foi montado”, explicou o tenente.

Jornal de Fato de Mossoró/RN