Vereador Algusto Queiróz (PR)
A placa mostra detalhes da obra
Obra do Esgotamento Sanitário paralisada
A obra está sempre sendo paralisada, que a mesma além de incomodar as pessoas que ali residem, também está trazendo perigo para as pessoas que por lá trafegam, que já aconteceram dois acidentes por conta da mesma e por pouco o segundo não houve vítima fatal, isso por falta de sinalização. Disse preocupado o vereador.
Primeiro acidente
Segundo acidente
O vereador disse ainda que depois de postar fotos em seu blog do lamaçal existente em frente a UBS da Estação, logo no dia seguinte a prefeitura mandou uma pessoa com uma enxada para desviar o esgoto para o outro lado da rua que já se encontrava interditada por conta da referida obra e que isso não resolveu o problema. Daí apelar por providências urgentes.
Algusto Queiróz também cobrou lixeiras para as praças Wildson de Sousa Paiva, no bairro Francisco de Sousa Nunes (Estação) e Aurino Carlos, no centro da cidade. Que as lixeiras ali colocadas sejam adequadas para os locais e não tambores, ou seja, que esses coletores sejam de acordo com o requerimento por ele apresentado e aprovado por seus pares.
Tambor na praça Aurino Carlos
O edil pediu explicações sobre a paralisação dos serviços de limpeza, ou seja, por que os garis suspenderam suas atividades por quase uma semana. Nenhum vereador da base do poder executivo deu explicações. Sobre o corte de energia dos prédios públicos do município, o vereador falou que ficou muito preocupado, pois um deles foi a UBS (Unidade Básica de Saúde), recentemente inaugurada. Logo após o corte foram vistos funcionários saindo daquela unidade de saúde com caixas contendo vacinas, insulinas etc. a procura de geladeiras, enfatizou o edil. Disse, ainda, que não sabe de quem foi a culpa, se do poder executivo, da COSERN ou da empresa que presta serviços a mesma, que o senhor presidente mostrou e leu extratos de pagamentos realizados a COSERN no dia 11 de novembro. Porém, achou estranho ter passados 16 dias após o tal pagamento e a COSERN não ter percebido que o débito já havia sido pago. Que os comprovantes de pagamentos apresentados pelo presidente mostravam a data do pagamento e não o(os) mês(es) que foram quitados.
Unidade Básica de Saúde José Francimar de Souza (Estação)
Algusto Queiróz ainda pediu explicações sobre o motivo da creche do município ainda não está funcionando, já que todos os recursos para a construção da mesma já foram liberados, e porque a mesma está servindo de garagem para a caçamba da empresa responsável pela limpeza da cidade. O vereador também reclamou da falta de manutenção daquele prédio - a ferrugem está tomando conta, isso pode ser constatado por qualquer pessoa, basta passar por lá - e dos equipamentos que se encontram em seu interior.
O presidente informou que esteve conversando com o dono da empresa responsável pela construção e o mesmo disse que entregará a obra no dia 30 de dezembro deste.
Algusto disse que isso é uma falta de respeito com o povo de Almino Afonso e, principalmente, com a família da homenageada, a educadora Maria do Carmo Alves, que dá nome aquela unidade de ensino infantil.
Creche Municipal Professora Maria do Carmo Alves
Caminhão coletor do lixo da cidade guardado na Creche
Detalhes sobre a construção da creche (Portal da Transparência do Governo Federal)
Algusto Queiróz também pediu explicações sobre o não funcionamento há muitos anos do TELECENTRO ANTÔNIA ZULEIDE. Essa unidade de ensino de informática fica anexo a sede da Câmara Municipal.
Telecentro Professora Antônia Zuleide
Em contato com a senhora Marluce, da diretoria do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o vereador foi informado pela mesma "que o FNDE assina o convênio, repassa o valor ao município e dai a responsabilidade passa a ser do município, ou seja, do gestor municipal".
Por fim, Algusto Queiróz apresentou dois projetos de lei, o de nº 017/2014, que denomina de Rua Severina Alexandrina da Silva e o de nº 019/2014, denominando de Avenida Professora Luzanira Monteiro Carlos Leite. Ambos foram aprovados por unanimidade dos presentes.
Bairro Luiza Carlos
A rua e a avenida estão localizadas no bairro Luisa Carlos da Silva (loteamento de Jaime). O bairro fica às margens da pista que liga o bairro Maroca Carlos (IPE) a BR 226. O mesmo está em construção. 100 lotes já foram vendidos.
Fonte: Vereador Algusto Queiróz