sábado, 1 de novembro de 2014

Ordem de prioridade no atendimento dos serviços de saúde


Para facilitar a compreensão dos usuários quanto à ordem de prioridade no atendimento dos serviços de saúde, estamos disponibilizando a Cartilha “Acolhimento com Classificação de Risco - ACR”, veículo informativo cuidadosamente elaborado pelos discentes Diêgo Nunes Ricarte, Lázia Gabriela Batista, Maria Monália Alves Holanda da Costa, Tereza Fernanda Dantas Gurgel e o docente Francisco Rafael Ribeiro Soares do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus – Mossoró. 

A Cartilha sobre ACR foi construída de acordo com a Política Nacional de Humanização do MS, 2003. Sendo um instrumento imprescindível que tem como objetivo levar a informação aos usuários dos serviços de saúde no que se refere à ordem de prioridade do atendimento desta área. No qual deve ocorrer através de uma avaliação do grau de urgência dos sinais e sintomas relacionados à queixa principal do paciente. 

Para melhor organizar o serviço, identificamos o grau de gravidade por uma cor, conforme orientado pelo Protocolo do Ministério da Saúde. 

As cores são: 

· VERMELHO, EMERGÊNCIA (será atendido imediatamente na Sala de Emergência); 

· AMARELO, URGÊNCIA (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como VERDE, no consultório ou leito da Sala de Observação); 

· VERDE, sem risco de morte imediato (somente será atendido após os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); 

· AZUL, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social, troca de receitas médicas, atestados médicos: será atendido quando todas as demais cores forem atendidas.

Objetivo desse protocolo é priorizar o atendimento às pessoas que realmente necessitam de prioridade em seu atendimento, que estejam em risco iminente de morte ou em sofrimento agudizante de dor, pacientes hipertensos, diabéticos e demais pacientes que forem classificados como prioridade, mudando assim a antiga forma de atendimento, mas que em muitas instituições de saúde, ainda persiste o atendimento por ordem de chegada.

Diêgo Nunes Ricarte

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Bolsista Voluntário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC
Bolsista Voluntário do Projeto de Extensão: Educação como Eixo Norteador da Promoção da Saúde