segunda-feira, 22 de julho de 2013

Foi Implantada a Feira dos Agricultores Familiares de Almino Afonso/RN


Foi implantada no último sábado (20/07) na cidade de Almino Afonso/RN a Feira da Agricultura Familiar que com garra e determinação dos camponeses a feira chamou a atenção da população que apoiou e valorizou os produtos da terra. A feira da agricultura familiar é um projeto do SEAPAC (Serviço de Apoio aos projetos Alternativos Comunitários), pertencente à Diocese de Mossoró-RN, com apoio do PDA Novo Sertão (Programa de Desenvolvimento de Área) e do Centro Juazeiro de Assistência Técnica, tendo como objetivo abrir espaço para as famílias comercializarem sua produção excedente vendendo diretamente ao consumidor gerando renda para os mesmos e movimentando a economia do município.
 

A implantação da feira foi um sucesso a exemplo dos municípios de Janduís, Messias Targino, Patu e Olho D`água do Borges onde a feira já é uma realidade.  Segundo o engenheiro agrônomo do SEAPAC, Fabrício Edino Jales, há seis meses vinha se reunindo diretamente com as famílias produtoras afim de sua consolidação, o mesmo disse ainda que espera a adesão de outros produtores para que o projeto se torne uma realidade também no município de Almino Afonso/RN.
 

A feira foi realizada ao lado da Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, teve início as 06:00h da manhã e encerrou por volta das 09:00h onde todos os produtos de gênero alimentícios foram vendidos como  carnes, caldo de cana, frutas, verduras, ovos de galinha caipira, queijo, bolos, tapiocas, entre outros produtos. Foi comercializado também produtos artesanais, como o grupo de mulheres do Exu que apresentou e comercializou diversas peças de artesanato de palha.
 




Estiveram presentes á feira, o engenheiro agrônomo do SEAPAC,  Carlos George, os vereadores Algusto Queiróz), Antônio Carlos Neto e Chico de Cilda, os comunicadores da FM Educativa, Jean Garotinho e o Prof. Aluísio Dutra bem como líderes religiosos como, missionário George da Igreja Batista, Pastor Júlio César da Casa de Oração Para Todos os Povos, Expedito Alves do Centro Juazeiro, Leidiane Jales coordenadora do PDA Novo Sertão, Gilson, presidente do STR de Almino Afonso/RN e o  Padre Américo  que deu a benção ao projeto da feira.
 

Destacamos aqui o apoio dado ao projeto de implantação da feira da agricultura familiar pela FM Educativa, nas pessoas do diretor Gean Garotinho e do prof. Aluísio Dutra de Oliveira, através do Programa Nordeste da Gente fazendo a divulgação das reuniões bem como de todo o processo de implantação e divulgação da feira.
 
A partir do próximo sábado (27/07/2013) a feira será transferida para o Mercado Público Central Francisco Nascimento de Paiva. A mesma vai funcionar regularmente todos os sábados, dia da feira local.
 
Matéria postada no Blog A Folha Patuense.