domingo, 26 de maio de 2013

Situação que preocupa

No ano passado (2012), 18,12% da população do município de Almino Afonso/RN foi beneficiada pelo Programa Bolsa Família.  

Considerando que a população atual do município é de 4.871 habitantes, tivemos então um universo de 882 beneficiários. A importância paga a essas pessoas foi de R$ 1.047.540,00 (um milhão, quarenta e sete mil e quinhentos e quarenta reais). 

Este ano (2013), o número de inscritos no programa caiu para 832, ou seja, de 18,12% para 17,08% da nossa população. 
Somando-se a esse valor as importâncias recebidas pelos aposentados, pensionistas, servidores públicos do município, estado, união (ativos e inativos), convênios, prefeitura, associações, fundações, bolsa estiagem, serviços etc. nos causa a impressão de que estamos bem. Dissemos impressão, porque não acreditamos numa economia que se sustente sem que haja produção. 
Portanto, para sairmos dessa situação, ou seja, dessa pseudo economia, precisamos de investimentos na geração de emprego e renda. 
Para que isso aconteça é preciso que as autoridades políticas e os demais segmentos da nossa sociedade se unam na luta para atrair empresas para o nosso município. Para isso nós temos matéria prima (calcário, por exemplo) e muitas pessoas querendo trabalhar. É claro que para instalar uma fábrica, uma indústria, melhorar a nossa agricultura, artesanato etc. se faz necessário de mão de obra qualificada, coisa muito fácil de se fazer hoje em dia, pois são muitas as escolas existentes no nosso país para capacitar trabalhadores.
Sem expectativa de melhorias, muitas famílias estão migrando para outros municípios a procura de trabalho. Prova disso é a diminuição da nossa população que, nos últimos dez anos, caiu de 5.195  para 4.871 habitantes. 
Por fim, esse universo de migrantes é o reflexo de pessoas que não acreditam mais numa solução. 
Não fuja, lute!