sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeito de Almino Afonso/RN não cumpre Lei

A Lei Complementar 131/2009 foi sancionada pelo presidente da República dia 27 de maio de 2009 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. É um antídoto à corrupção por meio do controle social das receitas e despesas públicas. Obriga os poderes nas esferas municipais, estaduais e federal a publicar, em tempo real, na internet, suas receitas e seus gastos, tornando acessível a toda e qualquer pessoa informações sobre as contas públicas desde a emissão da nota para compra, liquidação e empenho.

Essa Lei foi implantada de forma gradativa. No caso do município de Almino Afonso/RN, que tem menos de 50 mil habitantes, o prazo para se adequar foi de quatro anos, que terminou nessa segunda feira, 27 de maio.  

Vale lembrar que de acordo com o que prevê o “Art. 73 dessa Lei“ qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato pode denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar. 
 
Assim sendo, esperamos que o sindicato dos servidores públicos, os partidos políticos, associações e os cidadãos de Almino Afonso/RN se manifestem sobre o assunto, ou seja, denunciem ao Ministério Público - Promotor de Justiça - e ao TCE/RN o não cumprimento de tão importante lei, pelo prefeito Lawrence Amorim (foto).