segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012


Almino Afonso/RN

Em primeiro de janeiro deste ano (2012), com o objetivo de noticiar os acontecimentos do nosso município, nasceu este noticioso.

Educação:

Apesar do Governo Federal ter doado dois ônibus escolares para o nosso município, ainda temos estudantes (crianças) sendo transportadas em carroças para assistirem aulas no município vizinho de Rafael Godeiro/RN. Essas crianças residem nos sítios Alegria e Caraúba Torta. 

Essa situação ocorre devido a falta de compromisso das "autoridades" com o nosso ensino - educação -, pois se esse compromisso existisse, não teríamos tantas escolas (em torno de dez) fechadas na nossa zona rural.

 
Para complicar mais, o nosso triste ensino - educação -, ainda deixaram fechar a nossa mais antiga escola, a Escola Estadual Clodomir Chaves (foto). Lá estão lotadas muitas pessoas que fazem oposição política ao atual grupo político, que está no poder executivo local (os "Abéis").  
 
O telecentro de informática que é mantido pela Câmara de vereadores está fechado, isso faz muito tempo. O telecentro fica nos fundos da sede da nossa Câmara Municipal (foto).
 


Saúde:

Continua nas mãos dos "Abéis". O mesmos não tiveram interesse na saúde preventiva. 

Agricultura:

Continua à espera de Deus. Cada um que se vire, pois não existe interesse das "autoridades" em melhorá-la. A seca está dizimando nossos rebanhos. As estradas vicinais continuam em péssimas condições. Devido a isso, muitas comunidades rurais estão isoladas da sede do município.

Obras:

Podemos constatar que as que são do nosso conhecimento estão inacabadas: Cito-as: Esgotamento Sanitário, Campo de Futebol do Bairro Francisco Godeiro Carlos (Açude), Acesso ao Monte São José, UBS do Bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), Adutora do Sítio Caetano, Praça na entrada da cidade (de frente a casa de Welington Gomes), açougue, abatedouro (foto), Creche...

 
Segurança:

Além de assassinar pessoas em plena via pública, os bandidos assaltaram e furtaram pessoas, comércios e empresas (Correios, por exemplo) sem serem incomodados. A foto mostra um animal (jumento) pastando em frente a delegacia de polícia cívil de Almino Afonso/RN.
 
Política:

Tivemos quatro candidatos a prefeito e vice-prefeito. Cito-os:
Lawrence/Isauro, Zeca/Diego, Godeiro/Dilma e Cleilson/Antônio Fernandes.

Essa foi a eleição mais fácil para o grupo dos "Abéis" - que é liderado pelo médico Bernardo Amorim (foto) -. Prova disso é que o mesmo reelegeu o prefeito e vice-prefeito (Lawrence e Isauro) e os sete vereadores que estavam na disputa (Dodó, Zé Aderson, Metu, Chico de Cilda, Celinho, Jorginho e Júnior de Mourão).

A Lei da Fidelidade partidária também incomodou  nossos políticos detentores de mandatos, que mudaram de partido, ou seja, todos foram a julgamento pelo TRE/RN. Foram eles: O prefeito Lawrence, o vice-prefeito Isauro, os vereadores Metu, Jorginho, Celinho, Chico de Cilda, Fi de Zé Buchudo e Godeiro. Fi de Zé Buchudo e Godeiro foram considerados pelos Juízes do TRE/RN como infiéis. Fi, que recorreu ao TSE, teve seu mandato de volta, enquanto isso, Godeiro aceitou a situação de infiel. O primeiro suplente de vereador Algusto Queiroz foi empossado até o retorno do vereador Fi. 
 
Eventos:

Apesar de ser realizado no Mercado Público Central (foto), o nosso carnaval ainda foi privado. Ninguém esqueceu que teve que pagar para ter direito a uma mesa e cadeiras etc. 

Os feirantes tiveram o mercado de volta.
 
 
Ausentes:

O prefeito, o vice-prefeito, o Padre, o Delegado, o Juíz, o Promotor e três vereadores (Dodó, Jorginho e Tatá), todos residem em outros municípios (Mossoró/RN, Natal/RN, Catolé do Rocha/PB e Frutuoso Gomes/RN). 
 
Som:

Continua insuportável o volume do som da nossa Igreja Matriz.
Igreja Matriz 

Nosso comérco:

A prefeitura continua comprando fora do nosso município.
 
Personalidades:
 
 
Danilo Bezerra Vieira (estudante de Jornalismo da UFRN)
 
 Aurinilton Leão Carlos Sobrinho (Promotor de Justiça)