sábado, 24 de novembro de 2012

A triste realidade dos 59 anos


É isso mesmo! a realidade que impera atualmente no nosso município - estamos nos referindo ao município de Almino Afonso/RN - é de pura incompetência administrativa, tanto dos que estão na administração dos órgãos públicos municipais e dos que estão administrando os órgãos públicos da esfera estadual aqui existentes, principalmente dos que fazem oposição ao atual prefeito Lawrence Carlos.
É do conhecimento de todos que a escola mais antiga do nosso município, a Escola Estadual Clodomir Chaves (foto), está interditada (fechada) por problema em sua estrutura física, ou seja, o teto da mesma pode desabar a qualquer momento. Problema que deveria ter sido resolvido sem que chegasse ao estado em que se encontra. Porém, faltou competência para tal. A foto mostra, além da fachada da "saudosa escola", um grupo de alunos, a maioria deles, com certeza, com mais de cinquenta anos de idade e que, em suas mentes, carregam boas lembranças de tão importante espaço educacional e cultural em suas vidas. Portanto, o momento é oportuno para aqueles - não só os da foto - que passaram por aquela unidade educacional de ensino se mobilizem e cobrem dos responsáveis a imediata abertura de tão importante prédio para o nosso povo. 
Com muita competência, ainda falando de educação, foi construído um importante prédio para a prática de atividades esportivas em nosso município - estamos nos referindo a quadra de esportes que fica anexa ao Colégio Estadual Ronald Néo Júnior - mas, infelizmente,  faltou competência para colocá-la em funcionamento.
Segundo, ainda, exibição de uma reportagem feita pela Rede Globo de Televisão, a única biblioteca existente naquele colégio (Ronald Néo Júnior) estava com suas portas lacradas... mais incompetência.
Quanto a realidade da educação em nosso município, agora de responsabilidade do executivo municipal - prefeito - a história é mais triste ainda. Isso porque, nesses 59 anos, o nosso município, por incompetência de alguns administradores, perdeu - fechou, demoliu, abandonou etc. -  vários grupos escolares, cíto-os: os dois do Sítio Caraúba Torta, o do Sítio Tapuio, o do Sítio Torada, o do Sítio Poço, o do Sítio Saco, o do Sítio Limoeiro, o do Sítio Caetano, o do Sítio Serra de São Miguel, o do Sítio Rodeador... conseguimos contar dez! e você?
Por fim, muito do que nós estamos presenciando atualmente, é consequência desses descasos.