Mutirão limpa nome e tenta animar vendas
Bancos e lojas estão fazendo um esforço inédito para renegociar dívidas e
liberar os brasileiros para consumir mais no fim do ano. A iniciativa
inclui mutirões de renegociação de dívida, em que devedores e credores
se encontram para acertar as contas. Empresas especializadas usam vans e
contêineres para levar os feirões a várias cidades do País. Só em São
Paulo, 3,9 milhões de consumidores limparam seus nomes. Além disso, o
governo facilitou a troca de dívida cara de um banco por outra mais
barata de um concorrente, e baixou a taxa de juros ao menor nível da
história. Apesar de todo o esforço, a inadimplência continua alta e o
comércio prevê um crescimento modesto de vendas no Natal, entre 2% e 5%
em comparação ao ano passado. “Ainda estamos resolvendo o problema de
caixa do consumidor”, diz o economista da Associação Nacional das
Instituições de Crédito, Nicola Tingas.