sexta-feira, 1 de junho de 2012

Encontro discute desafios para fortalecimento do PCdoB em 2012

Debater os desafios que se apresentam para o fortalecimento do PCdoB, a preparação partidária para o embate eleitoral no Rio Grande do Norte em 2012 e sua estruturação nos municípios. Foi com este objetivo que o Comitê Estadual do Partido realizou, no último sábado, 26 de maio, mais uma reunião ampliada com os pré-candidatos.
 

O Encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado e reuniu pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que pretendem disputar as eleições municipais deste ano em todo o Rio Grande do Norte. “Trata-se de um acerto político e tático para estruturação do Partido nos municípios”, ressaltou o presidente estadual do PCdoB/RN, Antenor Roberto.
 

Após uma apresentação e análise sobre o quadro político atual e os desafios partidários para as eleições deste ano, realizada pelos dirigentes nacionais, Antenor Roberto e Divanilton Pereira, os militantes, representando todas as regiões do Estado, se debruçaram sobre os debates e exposições do quadro político nos municípios, e receberam algumas orientações sobre Direito Eleitoral.
 

O objetivo é orientar os pré-candidatos para que eles não tenham dificuldades com a lei eleitoral, principalmente com a contabilidade de suas campanhas. Além do cronograma de datas que devem ser seguidas nas eleições municipais de 2012, foram discutidas as coligações partidárias, fidelidade, quociente eleitoral, propaganda, e o projeto político do partido.

Para Antenor Roberto, o desafio para 2012 é fazer o Partido, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, crescer, ampliando sua presença em todo o Estado, mas com uma agenda de estruturação. “Este é um momento de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, avalia Antenor Roberto.


Com o objetivo de reforçar o projeto eleitoral do PCdoB para 2012, o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, apresentou as concepções de campanha. Para o dirigente, a construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2012 deve ter como objetivo aumentar significativamente a representação de vereadores no estado e a eleição de prefeitos e vice-prefeitos. Contudo, Albérico chama a atenção para a necessidade que este crescimento e fortalecimento do Partido se dê sob os critérios e diretrizes de um Partido Orgânico.
 

Ao final do Encontro, foi constituído um grupo de trabalho, composto peor 12 dirigentes estaduais ( Airene Paiva, Antenor Roberto, Canindé de França, Carlos Albérico, Divanilton Pereira, Eveline Guerra, Fátima Viana, Geraldo Assunção, Jana Sá, João Oliveira, Urbano Medeiros e um nome da cidade de Mossoró), que terá a tarefa de coordenar, a nível estadual, os projetos eleitorais dos municípios.