sábado, 23 de junho de 2012

CAPS atende a oito cidades do Médio-Oeste Potiguar

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) são dispositivos assistenciais que compõem a rede de serviços de saúde mental, preconizado pela reforma psiquiátrica brasileira. Trata-se de um importante serviço de base comunitária, que têm como papel principal cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes.
Implantado recentemente, o CAPS/Patu/RN além da cidade-sede, localizada no médio-oeste potiguar, atende também outras sete cidades da região. Pacientes de Olho D’água do Borges, Rafael Godeiro, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro, Messias Targino e Almino Afonso também são beneficiados pelos serviços.
Em visita ao CAPS/Patu, o psicólogo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Alexandre Bosco da Silva Oliveira acompanhado pelo professor universitário Aluísio Dutra conheceram a dinâmica de funcionamento do serviço e constataram a sua relevância social para as pessoas portadoras de transtornos mentais e seus familiares do médio-oeste potiguar, por possibilitar se estabelecer contratos terapêuticos com aquele serviço, próximo de suas residências e sem se submeter aos métodos obsoletos do modelo manicomial.
O CAPS/Patu funciona de terça a sexta, das 08 às 17 horas, contando com uma equipe técnica formada por terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliar de enfermagem, assistente social, médica psiquiatra e psicólogo clínico.
 
Fonte: Epitácio Filho