segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Democracia: um direito de todos

Seja no aspecto físico, cultural ou social, o mundo, a sociedade, vive em constante mudança e mudança gera conflito de ideias, de posição e de opinião. O mundo desde o princípio caminha com mudança de hábitos, de costumes e de comportamentos, sem falar na transformação através da ciência e da tecnologia.
Nesse sentido, precisamos mudar, mudar é preciso, pois a sociedade é uma constante mudança, e a vida em sociedade depende desse processo de transformação, seja no campo político, social, econômico e cultural. As mudanças caminham em diferentes rumos e têm diversos propósitos e objetivos, os povos definem esses caminnhos.
Por outro lado, também existe a postura de não aceitar a mudança, não querer transformar, devido ao costume, a vivência com o tradicional, o que se adaptou e traz conforto, segurança, e muitas vezes não se aceita porque não conhece a história por inteiro, sem observa com olhar crítico, investigativo. Da mesma forma muitos querem mudar com discursos ideológicos, sem saber o que realmente querem na prática, sem planejamento e objetivo.
Contudo, esse fato de não aceitação não é regra geral, ou seja, apenas satisfaz a uma parcela, privilegiada direta ou indiretamente, aquela sempre atendida. Em contraposição, existe os inconformados, os críticos, os que não se resignam, querem modificar a ordem do processo, do tradicionalmente disseminado e que a sociedade, ou parte dela, acha que é o melhor caminho.
Essa introdução é para refletir que somos plurais, temos opiniões diferentes, e também temos o direito de querer mudar, enquanto outros têm o direito de se posicionar para permanecer na mesma ordem.
No entanto, não é porque uns querem continuar que os demais precisam calar-se, devem sim, sugerir, opinar e trabalhar para que o seu ideal seja colocado em prática, principalmente quando o objetivo é o bem comum. Claro que se deve respeitar a posição do outro e lutar pelos direitos.
Lembre-se que foi o desejo de mudança, de não aceitação, de inconformismo, de luta, que muitos lutaram para derrubar a ditadura durante praticamente 20 anos no Brasil, e foram momentos difíceis aqueles.
Portanto, hoje o conflito concentra-se apenas no campo ideal da política e do social, de forma democrática, sem arma, sem tortura, sem morte, embora os desvios, os abusos de poder e o excesso de autoritarismo ainda sejam evidentes, porém avançou bastante a questão democrática e dos direitos das minórias e dos cidadãos. A luta por mudança deve ser constante.
 
De um colaborador