sábado, 7 de junho de 2025

Moradores da rua Luiza Carlos em Almino Afonso-RN compareceram à Câmara Municipal para protestar contra a fedentina naquela localidade


Moradores da rua Luiza Carlos, situada no bairro Francisco de Souza Nunes (antigo Bairro da Estação), em Almino Afonso-RN, compareceram à sessão da Câmara Municipal realizada ontem (06/06/2025) para protestar contra a insuportável fedentina que atinge aquela localidade, pelo menos durante três dias da semana. O mau cheiro, que os moradores classificam como "podridão", é, provavelmente, de um esgoto que sai de uma fossa do abatedouro municipal.

Os cidadãos e cidadãs, cansados da situação e da falta de resposta, por parte da prefeita, procuraram o vereador Waguinho, também morador daquele bairro, que visitou o local e constatou aquela desagradável situação. Depois, o vereador também fez uma visita ao abatedouro público municipal, esse localizado na mesma rua, onde tomou conhecimento de que os resíduos sólidos são retidos em uma fossa ali existente, porém, nessas mesma fossa colocaram uma tela e devido a isso os resíduos líquidos escoam para um esgoto que se conecta a outro na rua Maria Nunes, no mesmo bairro. Daí, como suspeitam os moradores, a provável origem da fedentina.

Durante a sessão, os vereadores Waguinho e Júnior de Mourão cobraram providências imediatas da prefeita Dra. Jéssica Amorim e das autoridades de saúde do estado. Os parlamentares exigem que a origem do problema seja investigada com urgência e que soluções eficazes sejam aplicadas para garantir o bem-estar e a saúde daquela população.

O caso já havia sido denunciado anteriormente por moradores, com apoio do vereador Júnior de Mourão, mas na ocasião o coordenador do abatedouro, senhor Civam, afirmou na tribuna da Câmara que a denúncia não era verdadeira. A presença dos moradores na sessão desta semana reforçou a gravidade do problema e desmentiu tal afirmação.

Os protestos evidenciam uma crise de saúde pública que exige atenção imediata por parte da gestão municipal e das autoridades em saúde pública.