A última sessão da Câmara Municipal de Almino Afonso-RN foi marcada por intensa participação popular e diversas deliberações legislativas de grande relevância. Moradores da Rua Luiza Carlos, localizada no Bairro Francisco de Souza Nunes, compareceram em número expressivo para denunciar a fedentina persistente na localidade e solicitar providências urgentes por parte do poder público.
Além das reclamações dos moradores, a tribuna popular também foi utilizada pelas senhoras Carla, do Sítio Três Altos, e Elizângela Nunes. Ambas convidaram os vereadores e toda a população para prestigiar eventos tradicionais do município que acontecerão ainda neste mês: a festa em homenagem a São João e a tradicional "Cristo Vive/2025".
No campo legislativo, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, uma emenda à Lei Orgânica do Município que estabelece novo período para a eleição da Mesa Diretora da Câmara após o término do primeiro biênio. Com a mudança, a eleição deverá ocorrer entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro do ano subsequente.
Ainda na mesma sessão, foi aprovado um decreto legislativo que anula a eleição antecipada da nova Mesa Diretora realizada em 1º de janeiro de 2025 para o biênio 2027/2028, na qual havia sido eleito o vereador Hermeson Amaral como presidente. A anulação atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Outro ponto de destaque foi a aprovação, em segundo turno, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. Durante a votação, o vereador Waguinho fez uma declaração de voto, solicitando que a próxima LDO contemple a possibilidade de apresentação de emendas impositivas pelos vereadores, conforme previsto na Constituição Federal.
Em seguida, o vereador Júnior de Mourão apresentou uma indicação solicitando à prefeita municipal a criação de um centro de velório na cidade. Segundo o parlamentar, há frequente demanda por parte de ex-moradores que desejam ser velados em sua terra natal, enfrentando, no entanto, dificuldades logísticas para isso. Júnior também pediu para que a prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB) contrate um terapeuta ocupacional para acompanhar as pessoas autistas, principalmente as crianças e, por fim, solicitou retorno do atendimento pediátrico no município.
Por fim, o vereador Quinquinho de Tamim destacou a atuação exemplar do comandante do Pelotão da Polícia Militar local, o senhor César. O elogio se dá em razão da rápida resposta do militar a pessoas que procuram aquela delegacia e citou, como exemplo, um caso de furto de animal que repercutiu não apenas em Almino Afonso-RN, mas também no vizinho estado da Paraíba.